Importância do Legislativo para a democracia é lembrada em aniversário da Alepi

por Iury Aragão publicado 04/05/2023 12h15, última modificação 04/05/2023 12h15
Importância do Legislativo para a democracia é lembrada em aniversário da Alepi

Com os servidores lotando a Praça do Povo, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) comemorou 188 anos nesta quinta-feira (4). Bolos, bebidas e salgados foram oferecidos para os funcionários e visitantes da Casa.

O presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), falou sobre os principais objetivos da sua gestão à frente do Legislativo e sobre os desafios que ele e sua equipe estão enfrentando. “Hoje, nosso foco maior é em modernizar a Casa e valorizar o servidor. Nós éramos o único Poder do estado do Piauí que pagava os salários no mês subsequente [...]. Mês passado nós fizemos um esforço muito grande e colocamos dentro do mês a folha de pagamento”, falou o deputado.

Além da regularização do pagamento, Franzé Silva afirmou que já está discutindo com a Asalpi (Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí) um Plano de Cargos e Salários e o reajuste dos vencimentos dos trabalhadores do Legislativo. Para ele, essas são medidas que vão valorizar quem é responsável pela construção da Alepi.

Deputados reforçam a importância da Alepi para a democracia

“Nós estamos aqui celebrando a importância do nosso Poder e também a importância, maior do que a nossa palavra, a importância do que ele representa para o fortalecimento da nossa democracia no Brasil”, falou o deputado Wilson Brandão (Progressistas). Enquanto decano da Alepi, o parlamentar lembrou da trajetória do Legislativo piauiense citando a criação do mesmo ainda durante o Brasil Imperial, em 1835, e os períodos ditatoriais que fecharam a Casa.

Em seu sexto mandato, o deputado Marden Menezes (Progressistas) falou sobre a motivação que mantém para trabalhar cotidianamente como parlamentar. “Desde quando entrei aqui, encaro essa missão com muita responsabilidade e dedicação. Quando a classe política, de certa forma, se tornou marginalizada, ou criticada, eu passei a me esforçar ainda mais no exercício do mandato porque eu entendo que a nossa atividade é uma das mais nobres e um elo entre o povo e o poder”, defendeu o deputado.

Além dos decanos, também prestigiaram o evento que marcou os 188 anos da Alepi Evaldo Gomes (Solidariedade), Dr. Thales Coelho (Progressistas), Georgiano Neto (MDB), Dr. Hélio (MDB) e Simone Pereira (MDB).

Mas coube à servidora Marcela Lima realizar o ato simbólico de cortar o primeiro pedaço do bolo de 188 anos da Alepi. “Fiquei muito feliz por ter sido escolhida”, revelou a funcionária, que também falou se sentir valorizada e reconhecida pela sua atuação por meio do gesto.

Nícolas Barbosa - Edição: Iury Parente