Hélio Isaías apresenta projeto para incentivar doação de cabelo para pessoas com câncer

por Katya D'Angelles publicado 26/09/2023 14h51, última modificação 26/09/2023 14h51
Projetos sobre delimitação territorial de mais duas cidades são lidos na sessão

O líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Hélio Isaías, apresentou, na sessão plenária desta terça-feira (26), um projeto de lei que visa incentivar a doação de cabelo a pessoas em tratamento de câncer.

A proposta é que seja feita uma campanha de conscientização e incentivo aos doadores durante a semana que compreende o Dia Nacional de Combate ao Câncer, que acontece no dia 27 de novembro. A matéria agora segue para análise das comissões técnicas da Casa.

Mais dois projetos foram apresentados pelo deputado, que também é presidente da Comissão de Estudos Territoriais. As matérias delimitam os territórios dos municípios de Santa Cruz do Piauí e São Gonçalo do Piauí e dão sequência à iniciativa de atualizar o mapa administrativo do estado.

Rubens Vieira (PT) também apresentou mais de um projeto na sessão plenária desta terça-feira. O deputado propõe o estabelecimento de duas políticas públicas: de Educação Digital e Promoção da Cidadania Digital; e de Preservação Ambiental, Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Desenvolvimento Sustentável.

Outro projeto voltado à educação foi apresentado por Georgiano Neto (MDB). O parlamentar propôs que a Fundação Educacional Mandacaru, de Teresina, seja incluída nas entidades que podem receber subvenções sociais do estado do Piauí.

Também para beneficiar instituições e associações privadas que atuam em ações de interesse público, o deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) apresentou um projeto que cria o selo Amigo da Segurança. Este vai poder ser entregue a entidades que desenvolvam projetos esportivos com crianças em situação de vulnerabilidade social ou que residam em áreas com índices elevados de violência.

Já o presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT), é o autor do reconhecimento de utilidade pública para Associação Complexo Nova Ceasa Social.

PROGRESSISTASDois parlamentares do Progressistas apresentaram projetos a tramitar na Alepi. Dr. Thales Coelho é o autor do que permite o pagamento de fianças por meio do PIX. Já Marden Menezes propôs que a cidade de São José do Divino seja reconhecida como a Capital do Leite do estado do Piauí.

CIDADANIAQuatro projetos que propõem homenagens por meio da concessão do título de cidadania foram apresentados na sessão plenária desta terça-feira. Francisco Limma (PT) é o autor das propostas para Christiane Pereira Cavalcante de Abreu e para Daniel Furtado de Abreu. O deputado Severo Eulálio (MDB) apresentou o projeto que homenageia o Dr. Thiago Spode e o também emedebista Georgiano Neto para Jorge Alexandre Ilgenfritz.

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles