Gracinha Mão Santa cobra ações do Governo do Estado

por Katya D'Angelles publicado 26/09/2023 14h52, última modificação 26/09/2023 14h52
A deputada discursou no grande expediente desta terça-feira (26)

 

"É com muita tristeza que a gente vê, em todo o estado do Piauí, aumentando sofrimento e pobreza", disse a deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas) em discurso no grande expediente da sessão plenária desta terça-feira (26). A parlamentar criticou a gestão estadual e cobrou promessas do governador Rafael Fonteles, especialmente para a educação.
Mais uma vez Gracinha Mão Santa solicitou informações sobre as escolas de tempo integral anunciadas pelo governador. "Pesquisei, mas não consegui encontrar nenhum cadastro de autorização dessas escolas pelo MEC. Quero que o governador envie para esta Casa informações", disse.
A deputada disse que foi procurada por docentes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que reclamam reajuste salarial e a contratação de mais profissionais. "Pediram para que reitor e governador olhem a questão salarial dos professores e a deficiência de professores em todos os campi, em todos os cursos", frisou Gracinha. 
A progressista criticou ainda a demora para atendimento nos hospitais regionais. Além disso, criticou a instalação de escritórios internacionais pelo Governo do Estado. "Não seria mais lógico trazer os investidores? Temos embaixada do Brasil em todo país. Hoje, o critério é enxugar a máquina e não aumentar", pontuou.
Bombeiros - Gracinha requereu a instalação de um Batalhão da Polícia Ambiental em Parnaíba e o envio de mais um caminhão para o Corpo de Bombeiros da cidade, que atende todos os municípios da Planície Litorânea. "Lá só está com um caminhão. Vamos entrar em um momento de grande necessidade, pela questão das queimadas em todo o Piauí", alertou.
Porto - A deputada cobrou explicações sobre o Porto de Luís Correia. "Ali é complicadíssimo o funcionamento de um porto a longo prazo. Pra isso, tem que ter as empresas já credenciadas de exportação, a dragagem não pode ser feita só uma vez, tem que ser contínua, porque senão é só jogar dinheiro fora. [...] Como vai ser de fato depois que gastar esses milhões de novo? O que vai trazer de riqueza efetiva?", questionou.

Suicídio - Gracinha pediu o apoio dos demais parlamentares para aprovação do Projeto de Lei 238/23, de sua autoria, que institui a campanha "Basta: autolesão, depressão e suicídio" e inclui no Calendário Oficial do Estado a campanha "Setembro Amarelo". "Vai olhar o problema de uma forma mais ampla, para o ano inteiro", disse a deputada.
Cristal Sá - Edição: Katya D'Angelles
registrado em: