Gracinha Mão Santa afirma que Semarh e Agespisa prejudicam população do litoral

por Katya D'Angelles publicado 02/04/2024 14h08, última modificação 02/04/2024 14h08
Deputada diz que órgão ambiental só multa população de baixa renda

A deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) na sessão plenária desta terça-feira (2) para criticar a atuação da Agespisa e da Semarh (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) no litoral do estado.

Sobre a concessionária de água e esgoto, a parlamentar afirmou que ela tem responsabilidades sobre o surto de viroses que os piauienses têm vivido e que não é possível dizer que as moscas que estão causando a lotação em unidades de saúde: “Nós estamos tendo um problema maior que é água e esgoto a céu aberto em toda a região que é abastecida pela Agespisa. Parnaíba arrecada  R$60 milhões por ano e é retirado do seu povo o direito de tomar uma água potável de qualidade, de chegar água até as casas e as regiões e de ter esgoto”.

Ela relatou casos de moradores de Parnaíba que o esgoto retorna para suas casas por conta das falhas das lagoas de estabilização geridas pela Agespisa e afirmou que a empresa não tem feito os testes de qualidade da água distribuída. Para Gracinha Mão Santa, a Semarh deveria multar a concessionária por causa dos crimes ambientais que ela comete, como poluição de rios que recebem esgotos, mas o órgão não exerce tal dever e multa apenas pequenos empresários com valores exorbitantes para o padrão deles.

Deputada destaca Dia Mundial da Conscientização sobre Autismo

Durante seu discurso, Gracinha Mão Santa também comentou sobre a importância da inclusão fazendo referência ao Dia Mundial da Conscientização sobre Autismo. “É um mundo em que a gente busca tanto e prega tanto por inclusão e às vezes, até em altas camadas sociais de pessoas com bastante estudo, a gente ainda não vê a educação e o respeito. Porque a inclusão ela se inicia na educação.”, resumiu a parlamentar.

Ela destacou políticas públicas que são realizadas pela Secretaria de Educação de Parnaíba para incluir as pessoas com deficiência, como a existência de monitores especializados em inclusão e de equipes multidisciplinares. Gracinha Mão Santa afirmou que o tema é tratado com tanta importância que há casos em que ela mesma ou o prefeito Mão Santa cuidam pessoalmente de problemas levados pelas mães.

A parlamentar ainda usou a tribuna para destacar o espetáculo Um Homem Chamado Jesus, encenado durante a Semana Santa em Parnaíba. A deputada disse que houve um grande público que compareceu mesmo com a chuva que caiu sobre a cidade e agradeceu ao deputado Fábio Novo pelo apoio dado para a realização do evento.

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles