Governo envia projeto que prorroga prazo nos serviços de transporte intermunicipal

por Katya D'Angelles publicado 20/06/2022 14h50, última modificação 20/06/2022 14h51
O projeto de lei prorroga as permissões dos serviços de transporte alternativo e foi lido durante a sessão plenária desta segunda-feira (20)

A governadora do Estado do Piauí, Regina Sousa (PT), enviou à Assembleia Legislativa (Alepi) a mensagem n.º 45, alterando a lei n. 5.860/2009, que trata do sistema intermunicipal de passageiros do Piauí. O projeto de lei prorroga as permissões dos serviços de transporte alternativo, e foi lido durante a sessão plenária desta segunda-feira (20) da Alepi.

 

Segundo o executivo, o pedido de alteração se dá “para considerar prorrogadas as permissões de serviços de transporte alternativo de passageiros, desde que outorgadas mediante licitação”, justifica. Conforme a alteração, no artigo 82-A, as permissões “permanecem válidas, considerando-se automaticamente prorrogadas por 10 (dez) anos”.

 

Regina Sousa também enviou a mensagem n.º 46, vetando parcialmente o projeto de lei que autoriza a doação de imóvel para o município de Santana do Piauí. “O veto ao parágrafo único do art. 2º faz-se necessário, uma vez que a referência a doação a título gratuito pode gerar equívocos de interpretação ao ser confundida com doação sem encargo”, argumenta.


Requerimentos -  O deputado estadual Warton (PT) Lacerda pediu o envio de dois requerimentos à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O primeiro questiona por qual motivo o Terminal Rodoviário Prefeito Cesar Leal, em Altos, não está em funcionamento. O segundo é um pedido de informações sobre emenda de R$ 500 mil para realização de calçamento nas ruas do mesmo município.

 

Dr. Helio (MDB) requereu envio de ofício ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) solicitando que seja autorizada a recuperação da BR-343, “principalmente entre as cidades de Piracuruca e Buriti dos Lopes”, diz.


Título de Cidadania -  O deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) apresentou projeto de decreto legislativo para a concessão de Título de Cidadania Piauiense a Madjan Pereira dos Santos. Segundo o parlamentar, a homenageada, aos 21 anos de idade, “integrou o quadro de professores do projeto de capacitação profissionalizante voltado a comunidades carentes. Projeto esse que a trouxe para o Piauí, passando a exercer o cargo de direção no Instituto Profissionalizante Brasileiro (IPB). Desde março de 2012 atua em todo o Estado do Piauí, levando capacitação profissional de qualidade e assim mudando a vida de muitos piauienses”, mostra.

 

Iury parente - Edição: Katya D'Angelles