Gil Carlos fala sobre reivindicação de prefeitos em Brasília

por Katya D'Angelles publicado 06/03/2024 13h22, última modificação 06/03/2024 13h22
Foi reduzida a alíquota de 20%, para 8% INSS dos pequenos municípios com menos 156 mil habitantes

O deputado Dr. Gil Carlos (PT) falou na manhã de hoje (06) na Assembleia Legislativa sobre a mobilização dos prefeitos do Piauí que acontece hoje (06) em Brasília reivindicando justo tratamento aos municípios devido a redução das alíquotas enviadas aos municípios.

O Congresso aprovou desoneração de várias empresas, em várias áreas estratégicas para o país, incluiu entre eles,esse pacote de exoneração uma redução das alíquotas correspondentes ao INSS dos pequenos municípios, aqueles municípios com menos de 156 mil habitantes reduzindo a alíquota de 20%, para 8% INSS dos pequenos municípios aqueles municípios com menos 156 mil habitantes reduzindo a vida de 20%, para 8%”, afirmou.

Gil Carlos ressaltou que o presidente do Brasil, Luis Inácio Lula da Silva com a orientação da sua assessoria financeira vetou a alíquota diferenciada para os municípios mas em outra negociação ajustou novamente a desoneração dessas áreas empresariais da economia mas não contemplou os municípios.

Gil Carlos falou também sobre a desvalorização dos salários pagos aos profissionais da área de saúde. “neste momento está havendo uma reunião com o conselho federal de medicina para tratar de vários temas, entre eles , a remuneração justa dos profissionais de saúde, dos médicos em especial de todo o Brasil. Fica aqui o meu registro e o meu repúdio e ressalto a importância de dar mais valor aos profissionais médicos.”, concluiu.

O deputado também discursou no grande expediente, oportunidade em que enalteceu o programa federal Pé-de-Meia. “Deve beneficiar cerca de 69 mil alunos nas mais de 600 escolas estaduais do nosso estado, reduzindo a evasão e a repetência. [...] É um programa muito bem estudado, elaborado, que o nosso governador recebeu com muito otimismo”, disse Gil Carlos, destacando também o empenho do governador em prol da universalização das escolas de tempo integral e formação técnica e tecnológica no Piauí.

Redação/ Liuce Santos/ Edição: Kátia Dangelles