Franzé Silva articula implantação do Proaja em 21 municípios do Piauí

por paulo — publicado 24/02/2022 12h01, última modificação 24/02/2022 12h01
Foram criadas 370 turmas nessas cidades, algumas delas já iniciadas na primeira etapa e outras nas etapas seguintes.
Franzé Silva articula implantação do Proaja em 21 municípios do Piauí

Deputado estadual Franzé Silva (PT)

O deputado estadual Franzé Silva (PT) articulou, junto à Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a implantação do Programa Alfabetização de Jovens e Adultos (PROAJA) em 21 municípios do interior do Piauí, totalizando 370 turmas – algumas delas já iniciadas na primeira etapa; outras, nas etapas seguintes.

O PROJA é uma ação do PRO Piauí Educação e tem o objetivo de alfabetizar 200 mil jovens e adultos do Piauí até este ano de 2022. O programa envolve toda rede da Seduc, organizações civis e sociais, municípios e outras entidades. O trabalho é desenvolvido com sistema de monitoramento e gestão.

“Só podemos falar em desenvolvimento se assegurarmos, prioritariamente, educação de qualidade para toda a população. É por meio da educação que vamos preparar as crianças, jovens e adultos para a universidade, o mercado de trabalho, dando mais chances de emprego, renda e dignidade”, pontua Franzé Silva.

O município de Fronteiras foi um dos que receberam turmas do PROAJA. Lá, o programa foi lançado nessa quarta-feira (23). A articulação foi feita por Franzé, com apoio dos vereadores Zé Odon (MDB) e Bogozinho do Povo (MDB), através da Resolve Consultoria e em parceria com o Instituto Sabiá e Projeto Borboleta-Alfabetiza Sim.

Zé Odon relata que “a satisfação em ter esse programa em Fronteiras é enorme, pois ele vai, sem dúvida, abrir novas portas, novos horizontes para dezenas de jovens e adultos que vão aprender a ler e escrever, possibilitando a esses cidadãos viverem com dignidade. É através do saber e da alfabetização que as pessoas têm dignidade”.

No município de Água Branca, as turmas do programa também foram lançadas, no último dia 15 de fevereiro. Os alunos receberam todo material escolar organizado em kits, contendo pastas, lápis, cadernos e livros. Lá, a articulação feita por Franzé contou com apoio da vice-prefeita Marinalva Chaves.

Os municípios articulados pelo parlamentar no PROAJA são Água Branca, Angical do Piauí, Barras, Barro Duro, Capitão de Campos, Coivaras, Corrente, Elesbão Veloso, Francisco Macedo, Fronteiras, Gilbués, Inhuma, Lagoa Alegre, Monte Alegre, Nazária, Novo Oriente do Piauí, Oeiras, Pio IX, São Braz do Piauí, São João da Varjota e Várzea Branca.

Ascom Deputado Franzé Silva - Edição: Katya D'Angelles