Francisco Limma relata aprendizados de viagem feita à Ásia na comitiva do governador

por Iury Aragão publicado 08/11/2023 10h50, última modificação 08/11/2023 11h38
Parlamentar acredita que negociações vão acelerar desenvolvimento do estado

O deputado Francisco Limma (PT) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) durante a sessão plenária desta terça-feira (7) para fazer um relato e prestar contas sobre a viagem que fez ao leste asiático junto à comitiva liderada pelo governador Rafael Fonteles (PT).

 

Foram 15 dias de viagem que, devido ao grande deslocamento, permitiram 10 dias de aprendizado e apresentação de projetos em China, Japão e Coréia do Sul. Francisco Limma relatou que foram feitas visitas a instituições governamentais para conhecer ações em áreas como segurança pública e educação, mas também reuniões com construtoras, indústrias automotivas, universidades, siderúrgicas e zonas produtivas.

 

Entre os destaques da viagem estão as negociações no setor energético. O parlamentar está muito confiante sobre os possíveis resultados do planejamento feito por Rafael Fonteles para a área. “Se tudo o que está sendo planejado acontecer e eu acredito, ou pelo menos um percentual significativo, o Piauí poderá se tornar vanguarda nesse campo da transição energética”, comemorou Francisco Limma.

 

Por isso, uma das conclusões que o deputado retirou da viagem foi que o governador lidera o maior projeto de desenvolvimento da história do Piauí. Para isso, algumas impressões do périplo pelo leste asiático vão contribuir, de acordo com Francisco Limma. Uma delas é que o desenvolvimento exige investimentos na educação dos jovens e na capacitação dos gestores. Outra é que é necessário ter planejamento para curto, médio e longo prazo e capacidade de operacionalizá-lo.

 

Nesse mesmo sentido do planejamento, o parlamentar acrescentou a impressão de que o Estado precisa participar direcionando e investindo no desenvolvimento. “Essa história de que o neoliberalismo é a solução para tudo é o canto de sereia para aqueles que querem se apropriar da base produtiva do estado”, criticou Francisco Limma. Para isso, ele acrescentou que instituições como a Investe Piauí precisam ser independentes politicamente e economicamente.

 

A última conclusão da viagem citada pelo deputado foi a de que o desenvolvimento exige um foco na redução da pobreza. Ele relatou que a China retirou 800 milhões dessa situação em 40 anos e que isso foi fundamental para criar um grande mercado consumidor interno que serve às empresas nacionais.

 

Francisco Limma acrescentou que os empresários piauienses também estão confiantes na liderança de Rafael Fonteles. Mesmo aqueles que votaram em outros candidatos na eleição de 2022 estão participando das ações do Governo do Estado, como foi o caso de alguns dos 20 empresários que estiveram na comitiva.

 

Em aparte, a deputada Ana Paula (MDB) disse que reprova o comportamento de quem não reconhece a importância dessas viagens. “Critica quem não tem conhecimento. Porque essas viagens, o governador já tem provado, que só tem trazido recursos e investimentos para nosso estado”, destacou a parlamentar.

 

O líder da bancada do Governo na Alepi, deputado Fábio Novo (PT), citou o caso de uma empresa do setor energético da Itália que foi convencida a investir no Piauí em uma viagem do Executivo estadual e hoje é uma das maiores investidoras de parques eólicos e solares em território piauiense. “Essas viagens que o governador faz a outros países são extremamente importantes porque você apresenta o Piauí para outros continentes. Esse trabalho de internacionalização da economia é muito importante”, elogiou o parlamentar.

 

 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles

 

 

registrado em: