Francisco Limma registra os 42 anos do Partido dos Trabalhadores

por paulo — publicado 10/02/2022 14h47, última modificação 10/02/2022 14h47
Francisco Lima lembrou que o PT elegeu o primeiro operário e a primeira mulher presidente do Brasil
Francisco Limma registra os 42 anos do Partido dos Trabalhadores

Deputado estadual Francisco Limma (PT)

O deputado Francisco Limma (PT) registrou, na sessão plenária desta quinta-feira(10), os 42 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores, afirmando que a agremiação é atualmente o maior partido popular da América Latina e até do mundo. O orador disse que o PT elegeu o primeiro operário, Luiz Inácio Lula da Silva, e a primeira mulher, Dilma Rousseff, presidentes da República do Brasil.

Francisco Limma, que é presidente estadual do PT, fez um relato histórico da fundação do partido, assinalando que isto ocorreu no dia 10 de fevereiro de 1980 no Colégio Sion, em São Paulo. Ele frisou que, desde o início, o PT sempre defendeu a democracia.

O PT trouxe para o Brasil um novo formato de fazer política, mostrando que a política não é só dos coronéis, nem só dos mais ricos ou dos empresários”, declarou ele, acentuando que o partido aumentou a transparência na aplicação dos recursos públicos e passou a colocar no orçamento da União os recursos destinados aos mais pobres e aos descamisados, como eram chamados na época.

O parlamentar petista disse que “é preciso redistribuir a riqueza através da utilização dos impostos pagos pelos mais ricos”. Ele assinalou que o PT possibilitou o fornecimento de crédito para a agricultura familiar, criou os Programas Mais Médicos, Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família, dentre outros.

Acrescentou Francisco Limma que, com o PT no Governo, 30 milhões de pessoas tiveram acesso à casa própria, 10 milhões foram beneficiados pelo Programa Luz para Todos e mais de 15 milhões de brasileiros, que foram beneficiados pelo Programa Bolsa Família, passaram a se alimentar diariamente.

Em aparte, o deputado Cícero Magalhães (PT) disse que o Partido dos Trabalhadores tem 42 anos de “muita construção” a favor do Brasil apesar das mentiras desferidas com a agremiação e seu maior líder, o ex-presidente Lula.

Querem encontrar algo para tirar Lula da disputa eleitoral deste ano como fizeram em 2018”, afirmou Cícero Magalhães, assinalando que o PT tem feitos históricos com obras que são encontradas em qualquer lugar. Ele parabenizou Francisco Limma pelo pronunciamento e declarou que o PT fez opção pelos mais pobres.

Francisco Limma disse que não foi uma luta fácil, mas a força do seu PT está no seu conjunto e na capacidade de suas lideranças, dentre elas o ex-presidente Lula, o ex-deputado federal José Genoino, o ex-ministro José Dirceu e a ex-presidente Dilma Rousseff.

O deputado parabenizou a todos que participaram da consolidação do PT no Piauí, incluindo o governador Wellington Dias, o como o ex-deputado federal Antonio José Medeiros, a vice-governadora Regina Sousa, o ex-deputado federal Nazareno Fonteles, pai do secretário da Fazenda, Rafael Fonteles, José Pereira, primeiro presidente do PT do Piauí, e Ribamar Santos, primeiro candidato a governador.

O deputado João de Deus (PT) fez um histórico da fundação do partido no Piauí, frisando que a agremiação contou em seu início com o apoio de lideranças sindicais com atuação na década de 80, dentre eles, o então presidente da Associação dos Funcionários da Caixa Econômica Federal do Piauí, Wellington Dias, bem como de um grande número de lideranças rurais.

JUSTIÇA - “O PT tem um lado claro que é a defesa de uma sociedade mais justa e de justiça social, tendo preferência pelos mais pobres”, declarou João de Deus, frisando que o PT nunca defendeu a ditadura, é a favor da democracia e é uma referência para o mundo.

Francisco Limma agradeceu à militância do PT, que tem mais de 40 mil filiados em todo o Estado, aos dirigentes que atuam em 224 municípios, aos mais de 300 vereadores do partido aos partidos, aos 24 prefeitos e prefeitas e aos parlamentares das bancadas federal e estadual, citando ex-deputados e ex-deputadas do partido. Ele disse que todos trabalham para construir um Piauí melhor para a sua população.

Estamos na luta e acreditamos que o nosso eterno presidente Lula representa a esperança do povo brasileiro. Agradecemos também ao governador Wellington Dias, à vice-governadora Regina Sousa e ao secretário Rafael Fonteles”, acrescentou ele.

O deputado Franzé Silva (PT), vice-presidente da Assembleia Legislativa, que estava presidindo a sessão plenária, pediu para subscrever o discurso de Francisco Limma e disse estar feliz por ser do PT e puder ajudar o Piauí e o Brasil.

J. Barros - Edição: Katya D'Angelles