Francisco Limma aponta avanços na saúde com inauguração de nova maternidade

por Iury Aragão publicado 16/03/2023 13h50, última modificação 20/03/2023 11h16
Estrutura está marcada para ser inaugurada no dia 28 de julho

Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta quinta-feira (16), o deputado Francisco Limma (PT) falou sobre os avanços que a saúde do estado tem tido nos últimos anos. O parlamentar destacou a inauguração da nova maternidade de Teresina, que está agendada pelo Governo do Estado para o dia 28 de julho, como um exemplo desse processo.

“A nova maternidade tem uma estrutura interna ampla equiparada às melhores unidades de saúde do país”, elogiou o deputado. Ele lembrou da atuação de vários agentes políticos que lutaram pela construção da unidade e citou o ex-deputado federal Assis Carvalho, que colocou a obra como prioritária para a bancada federal piauiense, e até mesmo parlamentares que fizeram oposição na Alepi.

Para Francisco Limma, a nova maternidade faz parte de um processo de melhorias que a saúde piauiense tem vivenciado nos últimos anos. Ele enumerou os hospitais de Piripiri, Campo Maior e Floriano para destacar ações das últimas gestões estaduais que têm levado mais opções de atendimento para o interior do Piauí.

Essas melhorias foram confirmadas por Dr. Thales Coelho (Progressistas), afirmando que elas são perceptíveis nos mais de 10 anos de sua atuação como médico no estado. No entanto, o deputado afirmou que ainda é preciso avançar com passos muito mais largos levando mais UTI’s e cirurgias para os hospitais regionais. Ele citou as dificuldades da cidade de Picos, onde funciona apenas um hospital de campanha e a construção de uma nova unidade, condizente com a demanda da região, nunca é finalizada.

Evaldo Gomes (Solidariedade) reconheceu as dificuldades citadas por Dr. Thales Coelho e os avanços colocados por Francisco Limma e acredita que o governador Rafael Fonteles (PT) tem uma visão macro da situação da saúde piauiense e que vai conseguir resolver muitos problemas da área.

Nícolas Barbosa – Edição: Iury Parente