Francisco Limma apela a eleitores que compareçam para votar no segundo turno

por paulo — publicado 25/10/2022 14h15, última modificação 25/10/2022 14h15
O deputado acredita que o transporte gratuito intermunicipal, autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral, vai ajudar na redução da abstenção no país no próximo domingo (30).
Francisco Limma apela a eleitores que compareçam para votar no segundo turno

Deputado estadual Francisco Limma (PT)

O deputado Francisco Limma (PT) fez um apelo aos eleitores para que cumpram o dever cívico de votar no segundo turno da eleição presidencial no próximo domingo, dia 30. O orador pediu, em fala na sessão plenária desta terça-feira, dia 25, que os eleitores façam o máximo esforço para comparecer à sua seção eleitoral e escolham o melhor representante para ocupar a Presidência da República.

Nesse ponto, ele agradeceu e parabenizou o Supremo Tribunal Federal, na pessoa do ministro Luís Roberto Barroso, pela decisão de autorizar aos estados o transporte gratuito dos eleitores que estejam fora do seu domicílio eleitoral no dia 30, possibilitando que todos possam votar de acordo com a sua convicção.

“Foi com base nessa decisão que a governadora Regina Sousa editou o decreto 21.556/22 autorizando as empresas de transporte intermunicipal e os ônibus escolares do Estado a fazerem o transporte. Quem vota em cidades que ficam a mais de 100 quilômetros de Teresina podem usar o serviço a partir da meia noite de sábado e quem mora a menos de 100 quilômetros terá ônibus no horário da votação”, explicou.

Para controlar essa gratuidade, Limma explicou que será preciso o eleitor apresentar no ato do pedido de passagem o seu título de eleitor ou e-título mostrando que realmente ele vota no município para onde pretende viajar. No retorno, deve apresentar o comprovante de votação, caso o seu bilhete não tenha sido emitido de ida e volta.

Francisco Limma aproveitou ainda para agradecer aos colegas a aprovação do Projeto de Lei de sua autoria que destina recursos para Escola Família Agrícola (EFA), que funciona em 16 municípios piauienses atendendo cerca de quatro mil alunos. “O diferencial é que os estudantes ficam um tempo na escola e voltam para as suas famílias e aplicam as técnicas aprendidas e repassam aos seus familiares”, disse.

Limma afirmou que é justo que o Estado repasse parte dos recursos recebidos para a Educação para essas escolas, pois elas ajudam no desenvolvimento de assentamentos e comunidades rurais com foco na agricultura familiar. Em Teresina existe a Escola do Soinho, mas elas estão também em São João do Arraial, Oeiras, Cristino Castro, Miguel Alves e em vários outros municípios, sempre na zona rural.

Durvalino Leal - Edição: Katya D'Angelles