Falta de escoamento em Teresina é tema no Plenário da Assembleia

por Iury Aragão publicado 04/04/2023 13h55, última modificação 04/04/2023 14h03
As fortes chuvas de sábado (1º) causaram transtorno na capital piauiense

As fortes chuvas em Teresina e o alagamento das ruas, por falta de bom escoamento, foi tema de discursos de parlamentares durante a sessão plenária desta terça-feira (4) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Dr. Thales (PP) disse que, durante o final de semana, recebeu vários vídeos das vias públicas alagadas, em que carros estavam sendo levados pela força da água. “É a falta de saneamento básico, é o acúmulo de água nas ruas. As ruas estão sendo verdadeiros rios, que levam carros e motos, e já presenciamos morte de pessoas”, afirmou.

O parlamentar defendeu que os deputados têm o dever de minimizar os efeitos dessas chuvas, como pedir ao Governo de Estado ações preventivas nas vias estaduais. Cobrou também da Prefeitura de Teresina para que proteja as pessoas que correm risco.

Dr. Hélio (MDB) concordou com o posicionamento de seu colega deputado, mostrando que o Brasil não prioriza investir em infraestrutura e em ações de prevenção. O parlamentar argumentou que 60% dos recursos são gastos para se recuperar das tragédias, enquanto que a menor parte é gasta com infraetsrutura, como em saneamento, reforço das encostas e cuidado com os rios.

ANIMAIS DE RUA – Dr. Hélio lembrou que o 4 de abril é o Dia Mundial dos Animais de Rua. No Brasil, conforme o parlamentar, há aproximadamente 30 milhões deles, sendo em torno de 20 milhões de cachorros e 10 milhões de gatos.

O deputado informou que nesta terça-feira (4), às 16h, no Parque da Cidade, vai haver um evento em alusão aos animais de rua, com atendimento veterinário, incentivo à adoção e emissão de cateiras de identificação dos animais de estimação.

Gessivaldo Isaías (Republicanos) enalteceu a iniciativa de Dr. Hélio e comunicou que está organizando uma audiência pública para tratar do Banco de Ração do Estado do Piauí.

ESCOLAS – Gessivaldo Isaías lembrou na sessão plenária que, durante a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o Indicativo de Projeto de Lei de sua autoria, que trata sobre o plano de evacuação nas escolas, foi aprovado.

SEMANA SANTA – O parlamentar do Republicanos pediu que a população e deputados aproveitem a Semana Santa para refletir sobre suas vidas, compreender o porquê de Jesus ter vindo ao mundo, sua crucificação e ressurreição.

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles