Fábio Novo defende continuidade do Pré-Enem Seduc

por Katya D'Angelles publicado 13/02/2023 14h46, última modificação 13/02/2023 14h46
Deputado citou estudantes do interior do Piauí que se destacaram no último Enem

Em discurso durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado (Alepi), nesta segunda-feira (13), o deputado estadual Fábio Novo (PT) mencionou os resultados obtidos pelos estudantes do Piauí no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “O Nordeste se consolidou como destaque nas provas do Enem. Quero destacar aqui o trabalho do Pré-Enem Seduc. Os professores fazem um trabalho de recapitular as matérias e o resultado está nas provas do Enem. Há alunos passando para Medicina, Engenharia e Direito, cursos que anteriormente eram restritos a uma casta”, analisou. O parlamentar disse que recentemente, ao visitar a cidade de Bom Jesus, foi informado sobre alunos de escolas daqueles municípios com nota, 980. “Por isso esse Projeto (Pré-Enem Seduc) deve ser mantido e continuado”, reforçou.


Fábio Novo comentou ainda sobre a meta do Governo do Estado de dobrar o número de escolas de tempo integral no Piauí. “Se isso acontecer subiremos no ranking. Hoje somos o 10º Estado com mais escolas dessa modalidade no país. Temos recursos para isso”, disse. 

VIOLÊNCIA - Ainda durante o discurso, o deputado comentou a importância  de investimentos da educação na prevenção de crimes. O parlamentar citou o caso de violência, que culminou com a morte da estudante de Medicina Flávia Cristina Wanzeler Sampaio, ocorrido na tarde de ontem (12), na zona leste de Teresina. “A gente se deparou, nos últimos dois dias, com situações de violência. Uma estudante de Medicina foi assassinada na capital e em Bom Jesus houve um outro assassinato brutal de um jovem. Às vezes pensamos que as questões de segurança pública se resolvem com repressão e aumento de efetivo policial. Essa fase já é o fim. Temos que fazer como Medelín fez: investimento em cultura, esportes e educação de tempo integral”, defendeu.


Na ocasião, o deputado Gil Carlos (PT) comentou o discurso do deputado Fábio Novo e reafirmou a importância da educação na melhoria de indicadores sociais e destacou a importância de medidas de repressão. “A violência se combate, naturalmente com repressão, mas para sermos mais efetivos devemos trabalhar na prevenção e a educação é o ponto fundamental para a efetiva repressão da violência”, disse.


Em aparte, o deputado Evaldo Gomes (Solidariedade) também comentou o crescimento de casos de violência no Estado e no país e mencionou uma das ações do governo estadual em relação à segurança, que é o aumento do efetivo da Polícia Militar.


O deputado Henrique Pires (MDB) solicitou ao presidente da Casa, deputado estadual Franzé Silva (PT), que elabore um encaminhamento direcionado ao governo do Estado, à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e ao Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PI) para tratar do tema da falta de segurança. “Peço aos colegas que abracemos o tema com mais força, pois é o maior problema do Piauí nos últimos anos”, esclareceu.


O pedido do deputado foi acatado pelo presidente, que enfatizou a importância de um momento de discussão do tema na Casa.


Andréia Sousa - Edição Iury Parente