Evaldo Gomes destaca a importância do lançamento do Disque Denúncia

por Katya D'Angelles publicado 02/04/2024 13h55, última modificação 02/04/2024 14h22
As forças de segurança do estado do Piauí farão treinamento de capacitação para um atendimento mais específico aos autistas

O deputado Evaldo Gomes (PT) falou na manhã de hoje (02), na Assembleia Legislativa sobre a importância do lançamento do Disque Denúncia Tolerância Zero contra Preconceito aos Autistas (TEA), serviço que acolhe denúncias de preconceito e discriminação contra pessoa com Transtorno de Espectro Autista.

O parlamentar
destacou em sua fala que a Assembleia tem feito boas leis de inclusão para esse segmento da sociedade que ainda sofre muita descriminação não só no Piauí mas em todo o Brasil. “Exemplo claro foi o que aconteceu com o filho de vossa excelência(Franzé Silva), aqui em um restaurante de Teresina. Por isso quero dizer aqui que a gente precisa fazer leis mais severas para quem de fato ainda tem a ousadia e irresponsabilidade de praticar o preconceito contra esse segmento da sociedade”, afirmou Evaldo Gomes.

O presidente da Assembleia Legislativa disse que a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI) deu um passo importante no combate ao preconceito relacionado aos autistas. Disse que foi convidado pelo secretário de segurança , Chico Lucas, para participar de uma qualificação das for
ças de segurança do estado do Piauí ,um treinamento para capacitar esse atendimento que é mais específico e requer maior atenção. “Talvez o Piauí seja um dos poucos estados que tenha essa visão, lá estavam reunidos polícia civil e militar, corpo de bombeiro, que irão para receber uma qualificação de como abordar e como se comportar no meio de uma situação de crise de um autista”, concluiu.

Aprovado – O Plenário aprovou a Proposta de Emenda à Constituição - PEC 01/24, do presidente da Assembleia, deputado Franzé Silva (PT), que altera a redação de dispositivos da Constituição Estadual para adequá-la à terminologia “pessoa com deficiência”, em vez de “pessoa portadora de deficiência”. A matéria foi aprovada por unanimidade dos deputados presentes em duas votações nominais.

Liuce Santos/ Edição: Kátya D’Angelles