Estudantes da cidade de Altos debatem suas propostas para o Parlamento do Futuro

por Katya D'Angelles publicado 17/11/2023 13h50, última modificação 16/02/2024 12h06
Os deputados do Parlamento do Futuro serão escolhidos na próxima terça-feira (21)

Imagens: Ascom Escola do Legislativo

Urnas eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí sendo recebidas nas cidades e debates entre os jovens candidatos acontecendo nos 12 territórios do Piauí. São os últimos preparativos para a eleição do Parlamento do Futuro que ocorre na próxima terça-feira (21) entre 9 horas e 17 horas.

Hoje foi a vez dos candidatos da cidade de Altos debaterem duas propostas com seu eleitorado, formado por estudantes do ensino médio, com idade 16 e 19 anos. Em Altos são  8 candidatos concorrendo a 3 vagas no Parlamento do Futuro. O deputado Warton Lacerda (PT) visitou o Centro Estadual de Tempo Integral Rama Boa, onde ocorreu o debate desta sexta-feira (17). Segundo ele, o projeto sirva de exemplo para que se possível seja levado para todas as escolas do Piauí. Com esse projeto os alunos saberão o que acontece na Assembleia, quais os projetos, a função dos deputados dentro da Casa. “Esse projeto traz a transparência e cidadania para a escola, para a participação dos jovens é importante incentivar”, afirmou.

O coordenador de Projetos Especiais da Escola do Legislativo, Francisco Farias, em entrevista falou que esses três dias que eles passam na Assembleia Legislativa é chamado de jornada parlamentar. Eles tomam posse na Alepi, mas antes são diplomados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e finalmente irão para as atividades parlamentares. “Eles começam a vivência de como o parlamentar se comporta na casa, quais são os parâmetros que são tomados para a elaboração de um projeto, votação, passarão pelas comissões e levarão até o plenário para serem votados e aprovados”, explica

João Pedro Lima, estudante do 2º ano do ensino médio disse que esse projeto é muito importante porque ajuda os jovens a desenvolverem interesses por política “Devemos saber como a Assembleia funciona, é muito importante e é um prazer estar sendo candidato a deputado estadual”, ressaltou.

Para Isac kaleb Ferreira Garcia, estudante e candidato a deputado enfatizou que defende as bandeiras da educação e cultura. “Essas propostas vêm com a ideia de reformar o ensino médio para aumentar e abranger a área criativa e financeira do aluno na educação, trazer aula de linguagem junto com educação financeira, como matéria fixa ou só assunto abordados nas aulas. Disse ainda que é importante que os jovens aumentem o interesse por esses assuntos através da leitura para terem um futuro mais digno através do conhecimento”, concluiu.

Entenda o Parlamento do Futuro

O projeto Parlamento do Futuro A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), através da Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão e em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), realiza na manhã desta sexta-feira o debate entre os alunos da cidade de Altos nas escolas da rede pública estadual de ensino, com o projeto Parlamento do Futuro Os estudantes candidatos estão na reta final de disputa das eleições que decidirão os representantes na próxima terça-feira (21).

O projeto Parlamento do Futuro elegerá 30 deputados, entre estudantes do ensino médio de todo o Estado, para exercerem mandato legislativo na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Os deputados e deputadas do Parlamento do Futuro serão escolhidos entre 81 candidatos dos 12 territórios do Piauí. É a primeira vez, desde a instalação da Alepi que acontece uma experiência de aproximação da juventude com o poder Legislativo para a escolha de representantes entre estudantes do ensino médio da rede pública.

Liuce Santos - Edição: Katya D'Angelles