Escola Cidadão Cidadã retoma as aulas presenciais na segunda-feira (28)

por paulo — publicado 25/03/2022 10h25, última modificação 27/03/2022 10h37
As atividades aconteciam de maneira híbrida - presencial e virtual -, mas as provas eram em sala de aula.
Escola Cidadão Cidadã retoma as aulas presenciais na segunda-feira (28)

Sala de aula na Escola Cidadão, Cidadã

O retorno das atividades presenciais nas escolas públicas e privadas marcou este início do ano de 2022. A  Escola Cidadão Cidadã vem retomando, de maneira gradativa, as atividades presenciais com os alunos, professores e servidores. Em fevereiro e março, as aulas aconteciam de maneira híbrida - presencial e virtual -, mas a realização das provas aconteceu em sala de aula. As turmas foram divididas em turnos, com grupos formados por ordem alfabética. Cada grupo fazia a prova presencial em um determinado horário. Na próxima segunda-feira (28), as aulas on-line serão encerradas na Escola Cidadão Cidadã e as atividades voltam a acontecer de maneira presencial em sala de aula.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, muitos desafios estão sendo enfrentados. Uma série de costumes teve que ser rapidamente alterada e o distanciamento social se impôs como uma necessidade. Em função disso, o meio digital tornou-se ainda mais presente na vida de todos e todas. Porém, em 2022 a Escola Cidadão Cidadã, fundada pela Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Piauí, prepara-se para dar adeus ao modelo híbrido e retomar as aulas 100% presenciais.

É o que explica o coordenador do ensino maior e médio da Escola, professor Cassimiro Neto. “No retorno das aulas online para as aulas presenciais nós sentimos que as crianças estavam com alguns problemas de aprendizagem com o conteúdo que foi passado nas aulas online. Então o nosso resultado não foi como o esperado, por isso, a partir do dia 28 de março a Escola só oferecerá aulas na modalidade presencial, salvo os casos específicos”. O avanço da vacinação e o baixo índice de contaminação também pesaram na decisão. “Já estamos há seis semanas sem casos de contaminação na Escola o que nos dá um sentimento de tranquilidade e segurança para retomarmos as aulas 100% presenciais”, acrescentou Cassimiro Neto.

O desafio da ressocialização
A socialização na escola tem um importante papel na formação individual de cada aluno. É durante momentos como o recreio, por exemplo, que as crianças desenvolvem suas habilidades sociais e emocionais, bem como o senso de coletividade e empatia. Porém, com o longo período em confinamento por conta da pandemia, a ressocialização de crianças e adolescentes tem sido um dos grandes desafios enfrentados pelas escolas.
Segundo a coordenadora da educação infantil Helayne Maria do Carmo, quando a escola iniciou as aulas ainda em janeiro foi feito um processo de readaptação com o retorno gradativo às aulas, mas os prejuízos foram percebidos de pronto. “Percebemos que nossos alunos até 5 anos tiveram um prejuízo muito grande em maturidade. Eles estão bebês, com fala comprometida, com o elo com os pais ainda mais forte. Então estamos fazendo todo um trabalho de retomada com o lúdico para socializar essas crianças”.

E o trabalho de ressocialização também está sendo realizado com as crianças acima de 6 anos e também pré-adolescentes.  As demandas que estamos tendo aqui na Escola são bem grandes, principalmente depois de nossas crianças passarem tanto tempo em casa usando plataformas digitais, jogos online. Isso deixou muitos pais preocupados porque os filhos terminam deixando de fazer suas atividades escolares para ficar com os jogos. Isso tem gerando demandas e prejuízos no retorno presencial das aulas. Hoje a Escola Cidadão Cidadã tem uma psicóloga à disposição que tem atendido essa grande demanda e está contribuindo com as famílias que esse cenário mude o quanto antes”, finalizou Cassimiro Neto.

Laryssa Saldanha - Edição: Katya D'Angelles