Eleições do Parlamento do Futuro serão dia 21 de novembro

por Katya D'Angelles publicado 10/11/2023 12h50, última modificação 10/11/2023 12h54
Mais de 6.500 estudantes de todo o Piauí participaram do projeto e 30 serão eleitos deputados estaduais

Serão realizadas, no dia 21 de novembro, as eleições do Parlamento do Futuro, que elegerá 30 deputados, entre estudantes do ensino médio de todo o Estado, para exercerem mandato legislativo na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), idealizadora do projeto, que é coordenado pela Escola do Legislativo.

Pelo menos 81 candidatos, divididos em 6 partidos irão concorrer a uma vaga no Parlamento do Futuro e poderão realizar uma imersão no universo do Poder Legislativo do Piauí. Os jovens de idade entre 16 e 19 anos atuarão como parlamentares, com gabinetes, apoio técnico da Alepi para elaboração de leis, atividades em plenário e nas comissões. Será uma vivência plena da atividade parlamentar.

Nas próximas segunda (13) e terça-feira (14), às 9h, em Teresina, acontecerão as duas últimas atividades do Parlamento do Futuro antes da eleição, a primeira, referente à 20ª Gerência Regional de Educação (GRE), no CETI Governador Dirceu Mendes Arcoverde; e a segunda, da 19ª GRE, no CETI João Henrique de Almeida Sousa.

O Parlamento do Futuro foi lançado em setembro deste ano, pela Assembleia Legislativa através de parceria firmada com o Tribunal Regional Eleitoral e a Secretaria de Educação do Piauí.  “O Parlamento do Futuro é um grande projeto, que busca promover a formação política e cidadã dos nossos jovens, e envolve a família e a sociedade, aproximando-os do Poder Legislativo, conscientizando sobre a importância da participação popular na política”, destaca o presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT).

Jovens serão escolhidos em processo eleitoral idêntico ao efetivo

Cerca de 6.500 alunos de todo o Estado participaram do projeto, que envolveu 21 gerências regionais de educação e 21 escolas públicas nos 12 territórios do Piauí. A previsão de posse dos deputados eleitos é o primeiro trimestre de 2024.

"É um projeto pioneiro no Piauí e vai proporcionar uma oportunidade enriquecedora aos nossos estudantes de conhecer de perto o papel de um (a) parlamentar estadual”, afirma o diretor da Escola do Legislativo, José Osmar.

A Justiça Eleitoral do Piauí garante apoio técnico, realizando palestras sobre temas relativos a política, eleições, democracia, sustentabilidade, entre outros, e fornecendo toda a estrutura necessária para que o processo de escolha ocorra igualmente como nas eleições efetivas, tais como acompanhamento da fiscalização e o uso das urnas eletrônicas para que os estudantes eleitores votarem nos que estarão concorrendo.

O presidente da Escola do Legislativo do Piauí, deputado Francisco Limma (PT), explicou que a proposta visa promover a formação política cidadã dos jovens estudantes piauienses, por meio da atividade vivencial, que os levem a compreender a organização dos poderes, em especial do Poder Legislativo, bem como a importância da participação popular no Parlamento.

O projeto vai eleger 30 deputados titulares e 30 suplentes para exercerem um mandato de três dias na Alepi. Os estudantes realizarão todos os trabalhos legislativos, como eleição da Mesa Diretora, discussão nas comissões e plenário e elaboração de Projeto de Lei, que será submetido à apreciação do Poder Executivo para sanção.

Serviço: Atividades preparatórias para eleição

13/11, às 09:00 h - Palestra com técnicos do TRE PI