Dr. Hélio Rodrigues apresenta projeto que atualiza símbolo de acessibilidade

por Katya D'Angelles publicado 16/10/2023 15h25, última modificação 16/10/2023 15h25
ONU adota desde 2015 símbolo que abrange mais deficiências

Foi lido no pequeno expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta segunda-feira (16) um projeto que busca atualizar a utilização do símbolo de acessibilidade no estado. Na matéria, o autor, deputado Hélio Rodrigues (PT), justifica que, desde 2015, a Unidade de Desenho Gráfico do Departamento de Informação Pública das Nações Unidas adota uma representação mais universal.


 

Isso se deve ao símbolo mais utilizado atualmente fazer referência apenas a deficiências motoras. Este foi criado em 1969 mas foi atualizado para um modelo que tem maior potencial de inclusão para deficientes visuais, auditivos e cognitivos. Na matéria, Dr. Hélio Rodrigues prevê que o Conselho Estadual de Trânsito vai ser o responsável por regular o tema e que a mudança vai ter o prazo de três anos para ser executada.


 

Ainda ligado ao trânsito, o deputado Francisco Limma (PT) apresentou requerimento a ser enviado ao DER-PI (Departamento de Estradas e Rodagem) cobrando as sinalizações horizontal e vertical da PI-142, no semiárido piauiense. O mesmo parlamentar é autor de requerimento para a realização de uma audiência pública para debater a concessão de subsídio no consumo de energia elétrica por estabelecimento de produtor rural que desenvolva as atividades exclusivas de irrigação e/ou aquicultura.

 

HOMENAGENS - Outro requerimento apresentado por Francisco Limma é a proposição de uma homenagem à FAPEPI (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí) pelos seus 30 anos. Ela deve acontecer por meio de uma sessão solene.

 

O deputado Marden Menezes (Progressistas) é o propositor de três homenagens lidas na sessão plenária. Aos médicos Dagoberto Barros da Silveira e Lúcia Maria de Sousa Aguiar dos Santos ele propôs a entrega da Medalha Dirceu Arcoverde pelos serviços prestados ao estado na área da saúde. Na área jurídica, Marden Menezes apresentou projeto de entrega da Medalha Evandro Lins e Silva ao desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar.

 

Severo Eulálio (MDB) também apresentou projeto de decreto legislativo. Ele propôs o título de cidadania piauiense a Lucas Ferreira Colodetti. Outro deputado que tratou de homenagens foi Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT). Ele é autor de projeto que entrega a Medalha do Mérito Legislativo ao secretário de segurança Chico Lucas.

 


Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles