Dr. Gil Carlos ressalta importância da união entre Estado e municípios no desenvolvimento da educação

por Iury Aragão publicado 31/05/2023 11h38, última modificação 31/05/2023 11h38
O parlamentar participou, também, na última segunda-feira (29), do lançamento do “Pacto pela Educação”

Em aparte durante a sessão plenária desta terça-feira (30), o deputado Dr. Gil Carlos (PT) ressaltou a importância da educação de base como fundamental para o desenvolvimento do Estado. O parlamentar participou na última segunda-feira (29) do lançamento do “Pacto pela Educação”, novo plano do Governo do Estado que cria o Sistema Estadual de Educação, que tem como objetivo fortalecer o regime de colaboração entre Estado e municípios.

O parlamentar, que foi prefeito do município de São João do Piauí por dois mandatos, defende uma aproximação cada vez maior das ações e políticas entre o Executivo estadual e municípios.

"Todos sabem que cabe ao Governo do Estado o ensino médio e aos municípios o ensino infantil e o ensino fundamental. No Piauí já existem bons exemplos de redes municipais de educação, como Bom Jesus, Oeiras, São José do Divino, dentre outros, que conseguem altos níveis de proficiência, superando a meta do Ministério da Educação, mas precisamos criar uma plataforma isonômica da Educação, alcançando os 224 municípios com suas redes municipais, razão dessa proposta do Sistema Estadual de Educação. Não atingiremos esse nível de excelência se não tivermos as redes atuando em cooperação entre si”, apontou Dr. Gil Carlos.

“Historicamente, havia uma distância entre a gestão estadual e as gestões municipais, por vezes concorrentes entre si. Esse passo que o governador Rafael dá é histórico e acertado para que consigamos alcançar o nível de excelência que todos nós, piauienses e gestores, queremos”, completou o parlamentar.

A Criação do Pacto pela Educação é uma ação do Governo do Estado para universalizar a alfabetização na idade certa. O compromisso do governo, em harmonia e parceria com os municípios, é permitir que tenhamos 100% das nossas crianças completamente alfabetizadas, dominando leitura, escrita e noções de matemática já no 2º ano do ensino fundamental. Isso irá permitir que nossas crianças sigam no ensino fundamental e cheguem nos ensinos médio e superior, aprendendo o que deve aprender na idade correta.

O “Pacto pela Educação” faz parte de um programa maior, que é o Acelera Seduc que incluem três metas principais: o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), Novo Programa de Transporte Escolar (Proete) e ações de colaboração e cessão de móveis, imóveis, materiais didáticos e professores.

Ascom parlamentar – Edição: Iury Parente