Dia Estadual do Reflorestamento será comemorado na próxima segunda-feira

por paulo — publicado 18/03/2022 13h18, última modificação 18/03/2022 13h18
A data foi incluída no calendário oficial do Estado do Piauí por iniciativa da deputada Teresa Britto (PV).
Dia Estadual do Reflorestamento será comemorado na próxima segunda-feira

Deputada estadual Teresa Britto (PV)

Na próxima segunda-feira (21) é o Dia Estadual do Reflorestamento. A data foi incluída no calendário oficial do Piauí por iniciativa da deputada Teresa Britto (PV) e, depois de sancionada, se tornou a Lei 7.272, de 7 de outubro de 2019. O objetivo é utilizar o dia para disseminar informações e realizar ações que destaquem a importância da manutenção dos biomas e recuperação de vegetações nativas.
As medidas tomadas na área pelo Governo do Estado ainda são consideradas tímidas pela deputada Teresa Britto. “Tivemos algumas ações pontuais do Governo, como o Projeto Recordar, que planta árvores em homenagem às vítimas da Covid-19 no estado, mas acreditamos que muito ainda pode ser feito para uma política de reflorestamento contínua e eficaz”, falou a parlamentar.
A data estadual foi marcada para ocorrer junto ao Dia Internacional das Florestas e da Árvores que foi definido pela Organização das Nações Unidas em 1971, mas celebrado por militantes verdes desde o ano de 1872, nos Estados Unidos.
Os desafios para o Piauí na área ainda são grandes. A coordenadora da Rede Ambiental do Piauí, Tânia Martins, aponta o desmatamento de áreas no Cerrado como uma das principais preocupações com o tema no estado. “O desmatamento é um processo de degradação que provoca, principalmente, a desertificação e nós temos, aqui no Piauí, na região lá do Cerrado, mais de 24 municípios em acelerado processo de desertificação”, revela a ativista ambiental revelando que as florestas são substituídas por monoculturas de grãos.
Segundo Tânia Martins, outros biomas, como a Caatinga, também merecem atenção para que sejam preservados e o reflorestamento tem uma função importante. No caso da área de Mata Atlântica do Piauí, há, inclusive, a necessidade de conscientização sobre o fato de que o bioma existe no estado.