Deputados repercutem mudanças na folha de pagamento da Prefeitura de Teresina

por Iury Aragão publicado 07/06/2023 13h55, última modificação 07/06/2023 13h54
Cinco parlamentares comentaram sobre a gestão municipal

Os deputados utilizaram a palavra durante o pequeno expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta quarta-feira (7) para falar sobre a mudança feita pela Prefeitura de Teresina na folha de pagamento de seus servidores. A realização do repasse fora do mês foi criticada por vários parlamentares.

Evaldo Gomes (Solidariedade) informou que o TCE (Tribunal de Contas do Estado) pediu uma auditoria na folha de pagamento. A fiscalização vai se juntar aos questionamentos que já estão sendo feitos sobre a licitação da coleta de lixo. O parlamentar acrescentou as denúncias feitas pelo vice-prefeito na gestão da Fundação Municipal de Saúde ao seu discurso. Evaldo Gomes disse que vai continuar fazendo as críticas porque, enquanto homem público e morador de Teresina, tem o direito de questionar e que o prefeito está desequilibrado e, no lugar de se dedicar à cidade, tem apenas atacado politicamente as pessoas que questionam a sua atuação a frente da prefeitura.

A deputada Ana Paula (MDB) reforçou as críticas e disse que a capital tem passado por um descaso na limpeza urbana e na saúde pública, já que os postos de saúde estão, praticamente, sem funcionar. Ela afirmou que o prefeito não tem compromisso com a cidade e que sempre que escuta um problema joga a culpa para outra pessoa.

Para Bárbara do Firmino (Progressistas), o pagamento da folha ser feito fora do mês pode ser um sinal de que, no futuro, haja um atraso nos salários. A deputada afirmou que Teresina nunca tinha visto algo semelhante e que esse é apenas mais um reflexo da falta de administração do município.

Marden Menezes (Progressistas) corroborou com as críticas da parlamentar e afirmou que, para a população da capital, cada dia parece um ano e que, infelizmente, ela vai ter que aturar a gestão atual até as eleições, mas que isso deve gerar uma maior reflexão dos teresinenses sobre o seu voto.

O deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) contemporizou as críticas afirmando que todo gestor tem erros e acertos. Ele disse que acompanha as gestões da capital desde Wall Ferraz e todos os prefeitos tiveram seus erros. Para o parlamentar, o pagamento fora do mês não representa possibilidade de atraso de salários e quem fala isso quer assustar os servidores. Ele acrescentou que o foco da Alepi deveriam ser as discussões a nível estadual e disse que, se todos os deputados forem falar de prefeitos, a Casa corre o risco de não desempenhar as suas reais funções.

Nícolas Barbosa - Edição: Iury Parente