Deputados repercutem em plenário a queda no repasse do FPM

por Katya D'Angelles publicado 30/08/2023 14h00, última modificação 31/08/2023 09h31
A visita do presidente Lula a Teresina é vista como oportunidade de o Governo Federal ouvir os prefeitos

Repercutiu durante a sessão plenária desta quarta-feira (30) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) a visita de prefeitos do Estado à Casa para expor as consequências da diminuição dos valores do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). Marden Menezes (PP) e Nerinho (PT) defenderam que as demandas municipais devem chegar ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que estará em Teresina nessa quinta-feira (31). O ato reuniu mais de 200 prefeitos e deputados estaduais.

O presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva (PT), avaliou como positivo o ato de protesto e agradeceu a presença dos parlamentares que fortaleceram esse movimento. Na ocasião, uma carta a ser entregue ao presidente Lula foi assinada por prefeitos, prefeitas e deputados, reforçando a necessidade de ajuda emergencial e de estabilidade financeira aos municípios.

Marden Menezes explicou que essa diminuição nos valores das transferências do FPM tem dificultado as prefeituras de cumprir com suas obrigações, como o pagamento da folha salarial, e que a visita de Lula ao Piauí é uma oportunidade de haver essa cobrança ao Governo Federal. “Até porque os estados nordestinos deram ao atual presidente da República parte expressiva de votos nas últimas eleições”, afirmou.

Nerinho discursou no mesmo sentido de seu colega parlamentar, dizendo que “o presidente Lula tem que encontrar uma maneira, tem que se sensibilizar com esse problema. Cidades do nordeste, especialmente as pequenas, o FPM representa receita de 70, 80 e até 90%. O presidente Lula tem que se sensibilizar e fazer com que chegue alguma solução imediata”.

PROGRAMA BRASIL SEM FOME – Nessa quinta-feira o Programa Brasil Sem Fome será lançado em Teresina pelo presidente Luiz Inácio Lula Da Silva. Dr. Vinícius (PT) acredita que é um ato simbólico para o Piauí. “O lançamento do Brasil Sem Fome ser feito aqui no Piauí mostra que realmente nosso Ministério do Desenvolvimento Social está muito atuante e é muito importante dentro da plataforma do governo Lula”.

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles