Deputados repercutem ações de Governo durante sessão plenáia

por Katya D'Angelles publicado 06/02/2024 14h54, última modificação 06/02/2024 14h54
Ações na Educação e Infraestrutura foram citadas pelos deputados

Os deputados Dr. Gil Carlos (PT) e Francisco Limma (PT) subiram à tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), na sessão plenária desta terça-feira (6), para elogiar ações do Governo Estadual. Os parlamentares focaram em temas como educação, infraestrutura, segurança alimentar e geração de renda.



Dr. Gil Carlos afirmou ter participado de um momento histórico no lançamento de um curso na manhã desta terça-feira, juntamente com o governador Rafael Fonteles. A ação envolve a criação de uma turma de 80 alunos, escolhidos nas escolas públicas estaduais, para participar de um preparatório focado nos dois vestibulares que garantem vagas para o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e para o IME (Instituto Militar de Engenharia). 



Estas são as principais instituições que oferecem cursos na área de engenharia no país e que tem seleções muito competitivas. Para Dr. Gil Carlos, esse momento é histórico por ser a primeira vez que um preparatório deste tipo é oferecido de forma gratuita para alunos de escolas públicas.



Já Francisco Limma fez elogios à Secretaria da Agricultura Familiar pelo lançamento do Programa Alimentação Saudável, que vai ser feito na tarde desta terça-feira. A política pública visa que o Governo do Estado compre alimentos de agricultores familiares e os distribua para pessoas em situação de vulnerabilidade social.


O parlamentar ampliou seus elogios ao Governo Federal tratando do tema das rodovias. Francisco Limma afirmou que mais de 300 km de estradas foram restauradas ou sinalizadas no Território dos Cocais e que há a expectativa de que a BR-222 seja, finalmente, finalizada. O parlamentar relatou que, no final de 2023, foi assinado um termo de cooperação técnica entre o DER-PI (Departamento de Estradas e Rodagem) e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura). O primeiro deve fazer o trecho entre São João do Arraial e Matías Olímpio e o segundo o desta cidade até a divisa com o Maranhão.


Ele lembrou que essa obra estava sendo realizada, mas no final da gestão anterior do Governo Federal foi parada por problemas legais junto ao DNIT. Francisco Limma reforçou a importância da PI-117 e da BR-222: “Parabenizar a população por esse benefício que vai ser de grande valia, não só para São João do Arraial e Matías Olímpio, mas para toda a região, haja vista que Esperantina é um dos polos de educação, saúde e comercial importantes. Então, essa via encurta o percurso de vários municípios com Esperantina e com o estado do Ceará”, elogiou.



Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles