Deputados ouvem representantes do Sintetro sobre a crise no transporte

por Katya D'Angelles publicado 13/02/2023 16h20, última modificação 13/02/2023 17h05
Segundo o presidente Franzé Silva este foi o primeiro dos encontros que irão debater a questão
Deputados ouvem representantes do Sintetro sobre a crise no transporte

Reunião com representantes do Sintetro e usários do transporte /Imagem: Jarbas Santana

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), e os deputados Henrique Pires (MDB) e Evaldo Gomes (Solidariedade) se reuniram nesta segunda-feira (13) com representantes dos trabalhadores e dos usuários do transporte coletivo de Teresina. A reunião no Gabinete da Presidência faz parte da agenda do Poder Legislativo que ainda vai conversar com os empresários de ônibus e com o governador Rafael Fonteles para buscar soluções conjuntas à Câmara de Vereadores da capital.

O problema financeiro que existe no transporte urbano de Teresina chamou a atenção de Franzé Silva. “O sistema, hoje, tem um déficit na ordem de 3 milhões de reais e nós precisamos entender como sanar esta questão. O que nos preocupa é ficar uma bola de neve acontecendo com uma política pública importante que é o transporte público da capital”, afirmou o presidente da Alepi.

Representando o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário do Estado do Piauí, Antônio Cardoso disse que a reunião foi positiva. “Foi uma conversa animadora. Nós estamos buscando todas as alternativas para resolver esse impasse”, descreveu o sindicalista. Ele apresentou aos deputados as soluções que os trabalhadores do sistema acreditam ser viáveis para solucionar os problemas e espera que o plano seja adotado.

A Comissão de Transportes de Teresina, que é uma entidade formada por diversas associações comunitárias e de trabalhadores da capital que são usuários do sistema, também esteve presente à reunião. Débora Paiva, membro da Comissão, falou que um primeiro passo importante foi dado na reunião. “É a primeira vez que eu escuto da boca de um parlamentar que vai puxar uma audiência pública e nessa reunião nós vamos poder participar”, elogiou Débora Paiva.

Nicolas Barbosa - Edição Katya D'Angelles