Deputados destacam feiras da agricultura familiar

por Iury Aragão publicado 09/05/2023 15h06, última modificação 09/05/2023 15h06
Francisco Limma e Ziza Carvalho estiveram em feiras que expunham e vendiam as produções

Elogiando o crescimento da agricultura familiar no Piauí, Francisco Limma (PT) e Ziza Carvalho (MDB) relataram, na sessão plenária desta terça-feira (9) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), que estiveram presentes em eventos que expunham e comercializavam os produtores dos agricultores.

Ziza Carvalho foi a Lagoa do São Francisco, onde houve a 4ª Feira da Agricultura Familiar, que “por quatro anos consecutivos vem empreendendo e fomentando uma feira e comercialização produtos da agricultura familiar, cuja gestão do prefeito João Arilson vem se destacando no incentivo da agricultura familiar em toda a região”.

Francisco Limma foi à Universidade Federal do Piauí (UFPI), num evento que contou com vários agricultores familiares teresinenses. “Teresina tem uma das maiores áreas rurais do Brasil e também participa dessas feiras. É um evento saudável e importante aos expositores”, explicou.

O petista aproveitou para lamentar a ação da prefeitura de Milton Brandão que convocou a polícia para interditar uma feira alusiva ao 1º de Maio. “Interrompeu, determinou a suspensão dos boxes, do comércio. É muito ruim essa iniciativa do prefeito do município de Milton Brandão. Um gesto autoritário, desnecessário, de excesso; e que o próprio comando da polícia oriente aos seus comandados que evitem esse tipo de postura. É uma feira popular, que divulga os produtos da agricultura familiar, que movimenta o comércio local”, relatou.

CENTRO SOCIAL URBANO - Fábio Novo (PT) disse que na tarde da segunda-feira (8) visitou o Centro Social Urbano (CSU), do bairro Monte Castelo, e relatou que o Centro será inaugurado em julho deste ano. O deputado argumentou que a reforma ressignificou o espaço e que agora terá salas para teatro, vai abrigar modalidades esportivas e haverá um espaço para a Arte Santeira.

O petista argumentou que investir em cultura e educação é uma forma de melhorar a qualidade de vida e de também evitar que as pessoas vejam a violência como um caminho.

ILUMINAÇÃO - Warton Lacerda (PT) afirmou que vai formular uma denúncia no Ministério Público contra a decisão da atual Prefeitura de Altos que, conforme o parlamentar, retirou a isenção da taxa de iluminação pública para famílias carentes e a reajustou em 12%. “Estou me solidarizando com as pessoas e vou formular a denúncia para que cancele esse projeto de lei nº 30/2022”, garantiu.

LIMPEZA - Dr. Thales (PP) exigiu que a Prefeitura de Teresina efetue ações de limpeza e de cuidado com a infraestrutura no bairro Zoobotânico. “Há mato e muitos buracos. É inadmissível que Teresina esteja abandonada, tenha sido deixada de lado pela prefeitura. Além de prejudicar a qualidade de vida, prejudica a imagem de Teresina, que era considerada uma cidade limpa”.

PESAR - Dr. Hélio (MDB) lamentou o falecimento do pediatra Dr. Farias. “É um sentimento de consternação muito grande em toda a cidade e, de uma forma muito especial, na classe médica, onde ele era muito querido”, disse.

Iury Parente