Deputados destacam pontos debatidos em audiência pública de Povos Indígenas

por Katya D'Angelles publicado 30/08/2023 12h07, última modificação 30/08/2023 12h07
O evento, organizado a pedido do presidente da Casa, Franzé Silva (PT)

O deputado Francisco Limma (PT) repercutiu a audiência pública dos povos indígenas, realizada na útima segunda (28), no Cine Teatro da Alepi. O evento, convocado pelo presidente da Casa, Franzé Silva (PT), e foi presida pelo vice- presidente, Evaldo Gomes (Solidariedde). Na ocasião foi debatida a demarcação de terras, a educação e a saúde indígena.

Em seu discurso, o parlamentar destacou a presença de lideranças, instituições e professores e Na oportunidade foi lido a Carta do Piauí. Francisco Limma disse se tratar de uma carta bem elaborada. “Não é um tema qualquer, são temas que se refere a demarcação de terras , educação, saúde e ainda a solicitação contra a discriminação e a violência contra os nossos povos tradicionais”, pontuou deputado.
Durante a sua fala, Limma sugeriu para que a Casa, crie um grupo trabalho permanente, incluindo parlamentares , técnicos entre outras instituições, que fosse visto como um gesto de reconhecimento, dentro da importância cultural histórica e antropológica do para o Estado.

Em aparte, o presidente Franzé Silva disse que levará ao plenário da Casa a importância do debate que foi feito ontem. Ele disse que a proposição da audiência pública, foi depois de receber líderes indígenas no gabinete da presidência, onde relataram problemas gravíssimos da questão fundiária , mas também na área de atendimento a saúde , educação e aos direitos básicos de cidadãos no Piauí.

“ Infelizmente não pude participar do debate ontem , mas quero parabenizar aos deputados Fábio Novo( PT), Elisangela Moura( PCdoB) e ela condução do vice presidente desta Casa , Evaldo Gomes por não adiar esse debate, esse debate na realidade está atrasado. Nós sentimos tristes e consternados quando a gente ver uma situação dos Yanomamis, da região amazônica, mas que até agora não debruçamos dos problemas dos índios que vivem em nosso território. Quero me colocar á disposição para que não deixemos esse debate numa audiência pública. Nós precisamos criar essa comissão pra juntos aos órgãos do governo estado e federal buscar cada vez mais, os direitos que esse povos originários direitos no estado do Piauí”, ressaltou Franzé Silva.

Ministra inaugura Musei no Piauí

O deputado Fábio Novo (PT), também falou sobre o assunto, destacando a importância do deputado Franzé Silva por ter levado o tema para ser discutido no parlamento. E que os primeiro territórios já foram reconhecidos; Queimada Nova, e também na comunidade Nazaré.

Ele lembrou a visita da ministra dos povos originais Sonia Guajajara e do ex-governador e Ministro do Desenvolvimento Sovial e Combate a Fome, senador Wellington Dias, que também é indígena, para inauguração do Museu em uma comunidade que tem 500 famílias indígenas e que já tiveram seu títulos de terra reconhecidos. O Museu conta toda a história das quatro nações indígenas do Piauí.
Novo informou ainda que durante a solenidade será dado um spoiler de documentário riquíssimo feito por um cineasta paulista que coloca o resgate de toda a história a da população indígena do Piauí e o ex governador Wellington Dias e outras lideranças indígenas do Piauí ,como foco desse documentário.

Ainda sobre a audiência, Evaldo Gomes disse já está no quarto mandato parlamentar, que pela primeira ,vez aconteceu audiência pública com a presença da tribos indígenas no Piauí. "Lá podemos ouvir todas as tribos que relataram várias dificuldades, conflitos. Mas que já houve um avanço, quando o presidente Lula resolveu criar o ministérios dos Povos Indígenas “, ressaltou
No ponto de vista da deputada Elisangela Moura, a audiência foi um debate importante, e um ponto relevante foi as questão das mulheres. Houve uma boa participação e através dos pronunciamentos relatando a questão dos atendimentos, a saúde de que é tratada de forma discriminatória.

Amparo Oliveira - Edição: Katya D'Angelles