Deputados destacam importância do agronegócio para o Piauí

por Katya D'Angelles publicado 18/02/2022 12h05, última modificação 18/02/2022 12h07
Parlamentares que participaram da abertura da colheita nacional parabenizaram os produtores

O evento de abertura nacional da colheita da soja brasileira reuniu na cidade de Sebastião Leal, a 420 km de Teresina, empresários do setor, investidores e  deputados. Além do presidente da Assembleia, Themístocles Filho (MDB), também participaram do evento os deputados Bessah (PP), Gustavo Neiva (PSB), Severo Eulálio(MDB), Francisco Costa(PT), Zé Santana (MDB) e Georgiano Neto (PSD). O evento foi realizado nesta quinta-feira (17). Antes do início simbólico do trabalho das máquinas os deputados acompanharam os debates e palestras sobre os mais variados temas relacionados ao agronegócio brasileiros, tais como financiamento, infraestrutura, insumos, impostos e regularização fundiária. Neste tema o trabalho legislativo no Piauí alcançou a aprovação de uma legislação que tem sido referência na região do Matopiba  (Maranhão,Piauí, Tocantins e Bahia) sendo citado pelos palestrantes e pelo vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão.

A safra de grãos 21/22 deve alcançar os 6 milhões, o destaque para o Piauí fez com que o estado fosse escolhido como palco do evento que ocorre todo ano. "O Piauí merecia esse grande evento pelo destaque que tem alcançado. E a frente parlamentar tem trabalhado para desenvolver esse elo de apoio junto ao governo para ajudar a desenvolver o setor, afirmou Severo.

Com atuação política na região os deputados Gustavo Neiva e Zé Santana afirmaram que não poderiam deixar de participar do momento que era de grande importância para Piauí. “Estamos sediando a abertura nacional da colheita, isso mostra a pujança, a importância do Piauí”, afirmou Neiva.

Para Zé Santana o trabalho desenvolvido no cerrado piauiense mostra o tamanho do potencial do Piauí para se desenvolver economicamente. “Jamais poderia deixar de estar presente num momento tão importante como esse para a nossa região e para todo o Piauí”, acrescentou. Georgiano Neto parabenizou a Fazenda Progresso, sede do evento, pelo trabalho desenvolvido.

Presenças –  Governador Wellington Dias, Senador Marcelo Castro  Senador Ciro Nogueira, Deputada Federal Rejane Dias, Deputada Federal Iracema Portela, Deputado Federal Júlio César e Marcos Aurélio, Deputados estaduais Georgiano Neto, Francisco Costa, Severo Eulálio, Bessah, Gustavo Neiva, Zé Santana, Themistocles Filho,ex-governador Wilson Martins. Secretário de Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles, Anderson Possa, diretor de negócios do BNB, diretor do DER Piauí, Castro Neto, Viviane Moura, superintende de Parcerias Público Privadas, Leonardo Sobral, diretor do Idepi, Prefeito de Uruçuí, Wagner Cavalcante, prefeita de Sebastião Leal, Manoelina Borges. Do Maranhão, vice-governador, Carlos Brandão, Diego Rolim, secretário de Meio Ambiente, Luís Henrique Silva, secretário de Agricultura.

Katya D'Angelles