Deputados denunciam que empresas não seguem Plano Diretor de Drenagem

por paulo — publicado 08/02/2022 14h28, última modificação 08/02/2022 14h28
Os deputados Teresa Britto (PV) e Franzé Silva (PT) denunciaram que obras irregulares vêm comprometendo a drenagem das águas em várias regiões de Teresina
Deputados denunciam que empresas não seguem Plano Diretor de Drenagem

Deputada estadual Teresa Britto (PV)

Os deputados Teresa Britto (PV) e Franzé Silva (PT) denunciaram obras imobiliárias irregulares que comprometem a drenagem de regiões de Teresina na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (08). Empreendimentos feitos em vales e com projetos que não seguem o Plano Diretor de Drenagem Urbana tem gerado tragédias decorrentes da água das chuvas não serem canalizadas de maneira segura.

Os bairros Torquato Neto, Vale do Gavião e a Vila Teresa Britto, na região do Planalto Uruguai sofrem com problemas de drenagem por causa de obras de uma mesma construtora, segundo Teresa Britto. “É uma vila muito tranquila, não tem problema de nenhuma [natureza]. Não tinha até esse conjunto habitacional ser construído e, agora, esse final de semana, de sexta para sábado, simplesmente, a água que está dentro do condomínio, ela está sendo, parte dela, jogada diretamente na rua em frente à vila e, mais grave, a água se acumulou, o excedente do volume que está criando dentro do condomínio, ele é tão grande que derrubou o muro e invadiu a vila, simplesmente causando grande prejuízo, desconforto e sofrimento para várias famílias” destacou a parlamentar sobre a obra em construção na região do bairro Planalto Uruguai.

À denúncia, Teresa Britto acrescentou como fator agravante o fato de terem sido financiadas junto à Caixa Econômica Federal pelo Programa Minha Casa Minha Vida e terem recebido liberação da Prefeitura de Teresina para a sua construção. Para a deputada, a Caixa tem responsabilidade sobre os problemas gerados pela falta de drenagem, pois não deveria financiar imóveis dentro de bacias de drenagem ou que as águas das chuvas sejam derramadas nas ruas podendo prejudicar  os vizinhos dos empreendimentos.

Franzé Silva reverberou a denúncia de Teresa Britto e disse que a sua assessoria parlamentar já fez uma investigação detalhada sobre o problema de drenagem em imóveis financiados pela Caixa. “Nós nos debruçamos sobre a situação de alagamentos na cidade, especialmente, visando saber se dentro do projeto existia bacia de drenagem. E foi exatamente isso que nos chamou a atenção. Quando a Caixa Econômica libera o pagamento com a construtora sem exigir o cumprimento integral do projeto”, falou o deputado.

O parlamentar informou que foi aberta uma investigação no Ministério Público Federal para analisar se existe apropriação indevida de recursos federais já que as liberações dos valores são feitas sem seguir o projeto.

RETIRADA DE OUTDOORS - O deputado Francisco Limma (PT) informou que, por decisão judicial, foram suspensas campanhas eleitorais contra o Partido dos Trabalhadores, o governador do Estado, Wellington Dias, e o secretário da Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles. Outdoors haviam sido instalados e uma liminar determinou a retirada e uma multa aos responsáveis.

PESAR - Franzé Silva, parlamentar pelo PT, lamentou o falecimento de Maria da Conceição Moura de Carvalho, avó do prefeito de Aroazes, Manoel Portela Neto, e prestou solidariedade para toda a família.

Iury Parente / Nícolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles