Deputados criticam prefeitos que recusam recursos de emendas e convênios

por paulo — publicado 16/02/2022 14h21, última modificação 16/02/2022 14h21
Teresa Britto (PV) e Henrique Pires (MDB) lamentaram a postura dos gestores públicos municipais.
Deputados criticam prefeitos que recusam recursos de emendas e convênios

Deputada estadual Teresa Britto (PV)

Dois deputados utilizaram o pequeno expediente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), durante a sessão plenária desta quarta-feira (16), para criticar prefeitos que recusam recursos estaduais ou federais por terem sido destinados por adversários políticos. Segundo Teresa Britto (PV) e Henrique Pires (MDB), há gestores municipais que deixam de assinar convênios com recursos garantidos. Isso inviabiliza a chegada dos valores que seriam utilizados para realizar as obras.

A crítica da deputada foi direcionada para o prefeito da cidade de Altos. A parlamentar falou que destinou emenda para a reforma de uma escola no povoado Prata, zona rural do município. Os recursos chegaram a ser aprovados na Secretaria Estadual de Educação, mas o gestor altoense negou-se a assinar o convênio e disse que faria a obra com recursos da própria prefeitura. No entanto, até o momento, a escola continua em péssimas condições.

Em 2021, lideranças de Altos que votam na deputada Teresa Britto, novamente, pediram emendas. Neste ano, o recurso seria para academias populares e locais de lazer para crianças. Porém, mais uma vez, o prefeito da cidade se negou a assinar convênios. “É algo, assim, inadmissível, que, em pleno século XXI, um prefeito não querer um recurso para o seu município”, enfatizou a parlamentar. Teresa Britto pede que o prefeito de Altos se inspire no de Palmeirais, Baltazar Campos, que uniu todos em torno das demandas do município.

“Essa é a forma mais politiqueira. Eu tenho um termo aqui que a gente não pode usar, porque se não eu quebro o decoro, mas eu não encontro palavra mais pequena, menor, mais vil quando um prefeito não quer aceitar, ou prefeita, seja quem for, de que lado for, aceitar recurso para o município”, destacou o deputado Henrique Pires. Ele finalizou exemplificando com o caso de uma prefeita da região de São Raimundo Nonato que se negou a receber recurso para a reforma da parede de um cemitério.