Deputados conhecem nova estrutura do Plenário Waldemar Macedo

por Katya D'Angelles publicado 30/04/2024 14h55, última modificação 30/04/2024 15h31
Sessões voltam ao Plenário a partir da próxima segunda-feira,6

Nesta terça-feira (30), os deputados da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) puderam conhecer a nova etapa da reforma do Palácio Petrônio Portella que está sendo realizada pelo presidente Franzé Silva (PT). Os parlamentares visitaram parte da estrutura física e tecnológica que vai estar à sua disposição no Plenário Waldemar Macedo.

A modernização inclui melhorias na acústica, na iluminação e no conforto oferecido a parlamentares e para os piauienses que acompanham sessões plenárias e solenidades. O destaque do Plenário é um telão com resolução de 2.688 x 788 pixels que vai servir para melhorar o acompanhamento de votações e a veiculação de materiais audiovisuais.

A visita desta terça-feira teve foco na apresentação do sistema virtual de votação. Foi veiculado um vídeo explicativo para todos os parlamentares e o presidente Franzé Silva informou que eles vão ser contactados para criar as suas senhas e biometrias. Além disso, está prevista a criação de um sistema de votação remota que vai ser possível para alguns projetos.

O presidente já pensa no próximo desafio da reforma: “As próximas missões ainda estão em andamento. A próxima entrega é de cada um dos espaços de trabalho, que são os gabinetes. O que queremos, como desafio, é no retorno do nosso recesso a gente já possa estar trabalhando nos novos e modernos gabinete”, explicou Franzé Silva.

A deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas) elogiou a nova estrutura do Plenário Waldemar Macedo e destacou que isso vai melhorar o acesso e a participação da população nas discussões da Alepi. “Estamos todos ansiosos para voltar. É um ambiente maior e que dá também um acesso ao público. O outro (Plenarinho Prado Júnior) fica mais restrito aos deputados e acaba que a população não tem nenhum espaço”, disse a parlamentar.

As melhorias para o acompanhamento dos piauienses das sessões também foram destacadas pelo vice-presidente da Alepi, Evaldo Gomes (Solidariedade). “(O novo telão) permite que a presença do deputado, a sua participação, a sua votação em cada matéria sejam acompanhadas pelos piauienses. Isso é importante para a transparência e para a democracia. Portanto, a Casa vai dando a sua contribuição para esse processo”, elogiou o parlamentar.

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles