Deputados aprovaram 17 requerimentos na sessão plenária da Assembleia Legislativa

por paulo — publicado 04/05/2022 14h35, última modificação 05/05/2022 12h16
Várias informações relacionadas à educação, saúde e mobilidade foram solicitadas pelos deputados.

Os deputados aprovaram 17 requerimentos na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta quarta-feira (4). Informações ligadas à educação, saúde e mobilidade foram solicitadas a órgãos do Governo do Estado, Governo Federal e concessionárias de serviços. A oposição ao Governo do Estado na Alepi quer explicações sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs) e uso de aeronaves alugadas. Entre os requerimentos aprovados na sessão plenária, estão um que prevê a realização de uma audiência pública sobre PPPs, de autoria do deputado Gustavo Neiva (Progressistas), e outro que solicita ao Gabinete Militar informações sobre os contratos realizados com uma empresa de aluguel de aeronaves, iniciativa de Júlio Arcoverde (Progressistas).

Visando melhorar a segurança pública, o deputado Coronel Carlos Augusto (MDB) pede garantias ao Governo do Estado de que sejam convocados para o curso de formação da Polícia Militar uma quantidade de concorrentes que possibilite o chamamento de 1000 novos oficiais. A falta de energia na localidade Bananal, em União, foi um dos requerimentos aprovados na sessão plenária. Segundo o autor do mesmo, deputado Franzé Silva (PT), a comunidade está há 10 dias sem o serviço e a Equatorial Piauí precisa dar explicações.

EDUCAÇÃO - Gustavo Neiva requereu explicações sobre a ausência de transporte escolar na cidade de Porto Alegre do Piauí. Em relação às estruturas das unidades escolares, Henrique Pires (MDB) solicitou reforma da que fica na localidade Tanque Velho, em São Braz do Piauí, e Pablo Santos (MDB) informações sobre acessibilidade nas escolas de Picos.

SAÚDE - A falta de insulina na Farmácia do Povo é o assunto do requerimento do deputado Wilson Brandão (Progressistas). Gustavo Neiva também faz cobranças à Secretaria de Saúde, mas pedindo informações sobre verba que foi repassada pelo Governo Federal para diversas Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do Piauí. Um curso de capacitação para os profissionais de São Francisco de Assis do Piauí foi requerida por Francisco Costa (PT)

MOBILIDADE - Os deputados Wilson Brandão e Dr. Hélio (MDB) requerem ao Departamento de Estradas e Rodagem do Piauí (DER-PI), respectivamente, melhorias no acesso ao Parque Nacional de Sete Cidades por Piracuruca e da PI-225 que liga Santa Cruz dos Milagres à BR-316. O trecho da BR-135 entre Monte Alegre e Gilbués precisa ser recuperado por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em requerimento de Firmino Paulo (PT). Ziza Carvalho (PT), Franzé Silva (PT) e Francisco Costa (PT) pedem melhorias em áreas urbanas. O primeiro em ruas do bairro São João, em Teresina, e os dois últimos no bairro do Rosário, em Oeiras.

NOVOS REQUERIMENTOS - Quatro novos requerimentos foram lidos na sessão plenária e ainda devem ser votados pelos parlamentares. Henrique Pires pede explicações da Equatorial Piauí sobre cobrança de Contribuição para Custeio da Iluminação Pública dos moradores de Eliseu Martins e da Secretaria de Turismo sobre o Plano Estadual da área. Os deputados B. Sá (Progressistas) e Gustavo Neiva solicitam atenção do DER, respectivamente, a trechos da PI-236 e da PI-120.

TAQUÍGRAFO - Foram aprovados dois requerimentos da deputada Teresa Britto (PV). Ela requereu voto de louvor pelo Dia do Taquígrafo, que foi no dia 3 de maio, e solicitou a continuidade das reformas do estádio Albertão.


Nícolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles