Deputados apresentam projetos focados na atenção à gravidez

por Katya D'Angelles publicado 24/10/2023 14h51, última modificação 24/10/2023 14h51
Gravidez na adolescência e parto prematuro são tratados nas matérias

Os deputados Severo Eulálio (MDB) e Rubens Vieira (PT) apresentaram, na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) desta terça-feira (24), projetos que buscam dar mais atenção às mulheres grávidas do estado. 

 

A preocupação de Rubens Vieira é com a gravidez na adolescência. Devido à grande quantidade de jovens piauienses que engravidam, o parlamentar apresentou matéria que cria a Semana de Conscientização sobre Gravidez na Adolescência.

 

Já o foco do deputado Severo Eulálio é em evitar a realização de partos prematuros. Por conta disso, projeto apresentado por ele visa que o mês de novembro seja dedicado a ações de enfrentamento a esse procedimento.

 

Além da matéria sobre gravidez na adolescência, Rubens Vieira apresentou mais dois projetos nesta terça-feira com a finalidade de criar leis sobre Políticas Públicas. Um deles cria a Política Estadual de Bioinsumos e o outro a Política sobre Turismo de Base Comunitária. A deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas) apresentou matéria semelhante à última. Ela também foi lida nesta terça-feira.

 

Preocupado com estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Transtorno do Processamento Sensorial (TPS), o presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT), apresentou projeto focado em mobilidade. O parlamentar pretende que os sinais sonoros de escolas sejam substituídos por modelos que não gerem incômodos a essas pessoas.

 

SEGURANÇAOs deputados Dogim Félix (Progressistas) e Henrique Pires (MDB) apresentaram requerimentos pedindo ações que melhorem a segurança de cidades do interior do Piauí. O primeiro requereu uma viatura para Jatobá do Piauí e o segunda a reforma do 4º Batalhão da Polícia Militar, localizado em Avelino Lopes.

 

TÍTULOSDuas propostas de concessão de título de cidadania apresentadas pelo deputado Franzé Silva foram lidas na sessão. As propostas de homenagem são para Ana Luiza Masstalerz Pires Aragão e Francisco Weiker Torres Pinheiro.

 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles