Deputado lembra importância do Dia da Consciência Negra

por Katya D'Angelles publicado 20/11/2023 17h00, última modificação 21/11/2023 08h25
Esse dia é uma data especial no calendário oficial brasileiro e piauiense e não deve ser lembrado só nesta data, mas em todos os dias do ano

O deputado Marden Menezes (Progressistas), falou na manhã de hoje (20), durante a sessão plenária, na Assembleia Legislativa do Piauí, sobre o Dia Estadual da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro em todo o território nacional. Esse dia está relacionado à morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola de um dos maiores pontos de resistência à escravidão na história brasileira. A data foi escolhida por ativistas do movimento negro para representar a sua luta e resistência.


O parlamentar ressaltou que esse dia é uma data especial no calendário oficial brasileiro e piauiense e não deve ser lembrado só nesta data, mas em todos os dias do ano. “Essa tem sido uma luta constante de todos nós contra o racismo, contra a discriminação, contra qualquer tipo de perseguição, interferência, de julgamento, não se admite mais nos dias de hoje, no momento que estamos vivendo , que haja qualquer tipo de tratamento diferente do ser humano”, afirmou.


Disse ainda que as pessoas têm que trabalhar para vencer qualquer tipo de preconceito por qualquer razão e ele fez questão de ressaltar o seu compromisso, engajamento e 
respeito a essa pauta. “A Assembleia já tramitou vários projetos contra a descriminação e nós sempre nos posicionamos a favor da igualdade e um sentimento de união. O racismo é um dos piores sentimentos que se pode ter em uma sociedade, algo inadmissível”, concluiu


Marden Mene
zes finalizou seu discurso dizendo que no cenário internacional, o Brasil tem sido vítima de ataques racistas, tanto no cenário esportivo como no cultural. “Nossos representantes da música, teatro , do desporto ainda encontram muitas barreiras lá fora por conta do racismo. Mesmo na América do Sul nós infelizmente identificamos isso Todo esforço e comprometimento com essa causa é pouco. Temos que fazer tudo ao nosso alcance para combater esse mal que ainda perdura e que não podemos mais admitir”, finalizou.


Outra parlamentar que 
lembrou de uma data importante foi Simone Pereira (MDB).Durante a sessão de hoje(20) , ela destacou que é comemorado o dia em que a assembleia geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou a Declaração dos Direitos das Crianças. Ressaltou que essa política de proteção de direitos ainda tem que avançar muito com as crianças não só do Brasil, mas do mundo. “Ainda temos muitas crianças sem ter acesso à escola, saúde, saneamento e habitação, com direito de ter um lar. É importante que a gente registre este dia 20 de novembro, relembrando que essa declaração de direitos das crianças serve de norte para que possamos aplicar essas políticas e que elas de fato cheguem a todas as crianças do mundo”, ressaltou.


A parlamentar ainda parabenizou o presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva (PT) pela iniciativa de criar a frente parlamentar em defesa da primeira infância. “
É importante que nós possamos como legisladores estarmos aperfeiçoando as leis e zelando pela proteção e direitos das crianças do nosso Piauí e do nosso Brasil”, concluiu Simone Pereira.

 

LAGOA DE SÃO FRANCISCO -O deputado Marden Menezes apresentou um requerimento, a ser enviado ao Tribunal Regional Eleitoral, solicitando uma revisão do quantitativo de eleitores da cidade de Lagoa de São Francisco. Moradores do município têm reclamado do grande número de votantes que não residem na cidade. Isso tem sido visto como um indício de que estão acontecendo transferências ilegais de domicílio eleitoral.

 

Liuce Santos - Edição: Katya D'Angelles 

registrado em: