Deputado Dr. Helio elogia a política de descentralização da Saúde

por paulo — publicado 05/04/2022 13h40, última modificação 05/04/2022 14h49
Deputado Dr. Helio elogia a política de descentralização da Saúde

Deputados no Plenário da Alepi

O deputado estadual Dr. Helio (MDB) afirmou que a política de descentralização da saúde, adotada pelo governo Wellington Dias (PT), beneficiou diversas regiões do Piauí, como as de Floriano e Picos. Durante os pequenos avisos da sessão plenária desta terça-feira (5) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o parlamentar destacou a implantação do serviço de neurocirurgia no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em Parnaíba.

Conforme o deputado, em apenas 30 dias de atendimento neurológico, foram mais de 400 atendimentos, 71 internações e 21 procedimentos secundários a Traumas Cranioencefálicos (TCE). “Pessoas que teriam uma complicação gravíssima, muitos deles seguramente iriam a óbito se não tivesse ali um serviço de neurocirurgia para o pronto atendimento, para uma intervenção imediata”, argumentou.

Unidades Básicas de Saúde - Teresa Britto também tratou da questão da saúde pública na sessão plenária da Alepi, dizendo que irá marcar uma reunião com Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), para pedir melhorias e reformas, como na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Piçarreira I, em Teresina.

“Queremos que a Fundação Municipal de Saúde possa fazer um levantamento das necessidades da atenção básica, porque é fundamental para a população. Feita desde os exames ao atendimento médico, ao PSF indo às residências dos pacientes acamados. Isso ajuda muito a evitar o adoecimento e a hospitalização dos pacientes”, disse.

Audiência Pública – Evaldo Gomes (Solidariedade) informou que uma Audiência Pública para debater os precatórios do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) será realizada na Alepi, às 9h da quarta-feira (6), na sala da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Transposição do São Francisco – O deputado B. Sá (PP) parabenizou Ciro Nogueira, ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, pela reunião com o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, para verem a viabilidade para que a transposição do rio São Francisco chegue às bacias do rio Canindé e rio Piauí.

Iury Parente - Edição: Katya D'Angelles