Deputada defende proibição do uso de amianto na construção civil

por Katya D'Angelles publicado 05/07/2023 17h17, última modificação 05/07/2023 17h17
Uma série de matérias de autoria da deputada Gracinha Mão Santa foram lidas no expediente desta quarta-feira (5)

A deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas) apresentou na sessão desta quarta-feira (5),um projeto de lei que proíbe o uso  de produtos ou materiais artefatos que contenham quaisquer tipo de amianto ou asbesto. Ela entende que outros minerais em utilização em obras e até mesmo em brinquedos podem apresentar derivados do amianto em sua composição, causando com isso o contato de pessoas com o mineral.

“Dessa forma, pretende-se proteger a saúde de da população dos danos maléficos provocados pelas diversas composições do amianto, banindo de vez, do território piauiense”, justificou a parlamentar.

A deputada também é autora do Projeto de Lei de institui no Piauí a Semana Estadual de Prevenção, Controle e Orientação a Osteoporose. A proposta é que a data seja incluída no calendário oficial do Estado e comemorada anualmente  na última semana do mês de outubro.

Outro projeto de lei  apresentado pela deputada foi a criação, na rede de ensino de uma  campanha de conscientização para o uso responsável das tecnologias digitais.

O  exame minucioso do impacto das tecnologias nas atividades cotidianas , visando  despertar  a responsabilidade  digital , pelos estudante, entre outros é defendido pela deputada.

Ainda  na sessão de hoje, a deputada   cobrou  da Comissão  de Educação , Cultura e Saúde (CECS) a data pra a realização da audiência pública  sobre a Concessão da Administração dos  hospitais  regionais ao setor privado  antes do recesso parlamentar.

HOMENAGENS -   Gracinha Mão Santa apresentou também   requerimento solicitando que seja realizada uma sessão solene para homenagear o dia do maçom, comemorado no dia 20 de agosto. A data da solenidade ainda será definida. Ela solicitou o registro de voto de louvor ao maçom  Francisco  Valdeci de Sousa Cavalcante , por ter sido eleito em 11 de março ao cargo de Grão Mestre Estadual. O deputado Wilson Brandão (Progressistas), também será homenageado com a entrega da Medalha “Petrônio Portela”.

Amparo Orsano –Edição: Katya D’Angelles