Concurso Alepi terá suporte de inclusão e acessibilidade para 181 candidatos

por Katya D'Angelles publicado 12/01/2024 10h55, última modificação 12/01/2024 11h11
Pessoas com deficiência, gestantes, lactantes e outros públicos serão atendidos nas demandas declaradas no ato de inscrição

Visando garantir condições mais iguais de concorrência para todos os 13.895 candidatos que vão fazer a prova de seu concurso no próximo domingo (14), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) solicitou à banca realizadora do certame que oferecesse estruturas que atendessem diversas situações que necessitassem de apoio. Ao todo, 181 candidatos terão suporte para inclusão e acessibilidade durante a realização do certame. As provas serão realizadas em dois turno, manhã para candidatos de nível médio e a tarde para candidatos de nível superior.

 

As solicitações incluem cadeiras específicas para canhotos, que foram pedidas por 49 pessoas nas inscrições, tempo adicional de prova para 29 pessoas com TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) e o atendimento a diversas deficiências. Entre estas, a banca Idecan vai oferecer apoio para 16 cadeirantes, prova com letras ampliadas para 21 pessoas, ledores para 16 deficientes visuais e 16 transcritores.  Para atender a demanda logística, de estrutura e de segurança os inscritos que solicitaram atendimento especial farão prova na Unidade Escolar Professor Felismino Freitas - Mocambinho I. 


Segundo o presidente da Alepi Franzé Silva (PT), a adoção destas medias junto a banca relizadora do concurso, Idecan, vai garantir além da segurança do certame, a acessibilidade aos candidatos que precisão e isso é importante para tornar o concluso ainda mais inclusivo “Nesse concurso, leis novas, de minha autoria, serão aplicadas, como as leis que garantem atendimento especial para as mães que precisam amamentar seus bebês e pessoas com TDAH e dislexia”, assinala.



Edital garante direito a inclusão

O concurso Alepi oferece 201 vagas, divididas em 54 para nível superior e 13 para nível médio para convocação imediata e 134 concorrentes ocupando o cadastro de reserva. Cmo lembra Nayara Suyanne, da Comissão Organziadora, o edital é a lei do concurso e foi no ato de inscrição que os direito a suporte para os candidatos ficou garantido. Aos portadores do transtorno do espectro do autismo foi oferecido no edital que eles requisitassem a disponibilização de uma sala individual para a realização da prova. Ao todo, a Idecan vai oferecer seis salas para atender os inscritos que requisitaram esse atendimento.



As mulheres também vão ser protegidas durante a prova. Cinco gestantes vão receber maior atenção do apoio de saúde e a 17 lactantes vão ser garantidas as prerrogativas da lei 7.737/22. Esta legislação garante às mães a possibilidade de amamentar os filhos durante a realização das provas em sala específica e o tempo utilizado para essa atividade é adicionado após o término do informado no edital.



“A nossa gestão acredita que a Assembleia Legislativa, ao realizar esse concurso, vai aperfeiçoar mais o trabalho do Parlamento piauiense para a população, garantindo mais qualidade e eficiência na atuação do Legislativo”, pontua o deputado estadual Franzé Silva (PT), presidente da Alepi.



Outro ponto destacado pelo presidente que será contemplado no concurso é o atendimento especial a pessoas surdas, para as quais será disponibilizado tradutor e intérprete de Libras. “No próprio concurso, garantimos vaga para o cargo de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais, ampliando a acessibilidade no Legislativo, tornando mais inclusive e cidadão”, frisa. 

 

 

Nicolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles


Locais de Aplicação de Prova 

1. CEEP Monsenhor José Luiz Barbosa Cortez - Premen Sul
2. CEEP João Mendes Olímpio Filho - Premen Norte
3. EM Eurípedes de Aguiar
4. Unidade Escolar Benajamin Batista
5. CET Zacarias de Goes - Liceu Piauiense
6. EM Simões Filho
7. CEEP José Pacífico de Moura Neto
8. Unidade Escolar Governador João Clímaco de Almeida
9.CEEP Paulo Ferraz
10. CETI Helvídi Nunes
11. Unidade Escolar Professor Felismino Freitas - Mocambinho I (Atendimento 12. Especial)
12. Unidade Escolar Cristini Catelo Branco
13. CETI Professor Edgar Tito
14. CETI João João Henrique de Almeida Sousa
15. CETI Professor Pinheiro Machado
16. Unidade Escolar Santa Inês
17. CETI Maria Modestina Bezerra
18.CETI Gabriel Ferreira
19. Unidade Escolar Severiano Sousa
20. Unidade Escolar Dom Severino
21. Ceja Professor Cláudio Ferreira
22. Unidade Escolar Raimundo Wall Ferraz
23. CETI Joel Ribeiro

registrado em: