Capoeirista Mestre Camisa recebe título de cidadão piauiense

por Iury Aragão publicado 02/03/2023 14h20, última modificação 02/03/2023 14h23
Para ele, a capoeira também é uma forma de divulgar o Brasil

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, nesta quinta-feira (2), sessão de entrega de Título de Cidadania ao capoeirista José Tadeu Carneiro Cardoso – o "Mestre Camisa". A honraria foi proposta pelo atual vice-governador, Themístocles Filho (MDB), enquanto atuava como deputado estadual, mas foi entregue pelo deputado Dr. Felipe Sampaio (MDB).

Felipe Sampaio (MDB) disse que, em 1986, Mestre Camisa celebrou o primeiro batizado de capoeira no Piauí, na cidade de Teresina, e, desde então, tem realizado vários eventos culturais no estado. “Mestre Camisa vem contribuindo de forma direta com a formação de várias gerações de capoeiristas do nosso estado, sendo um ator da inclusão social através da arte da capoeira”, declarou.

Mestre Camisa disse que, como nordestino, se orgulha e fica honrado em receber este título de cidadão piauiense. Ele também afirmou que leva a capoeira para o mundo como uma manifestação cultural, social e educacional. “A capoeira hoje é uma divulgadora da língua portuguesa no mundo, as aulas são todas dadas em português, cada capoeirista que mora pelo mundo é um pedaço do Brasil, uma pequena embaixada”, explicou.

Mestre Camisa nasceu na Bahia, na cidade de Jacobina, e iniciou-se na Capoeira nos anos 1960, com seu irmão mais velho, Camisa Roxa. Em 1972, com 16 anos, mudou-se para o Rio de Janeiro e começou a dar aulas em academias. Na capital fluminense, se dedicou à pesquisa da Capoeira, desenvolveu seu próprio método de ensino, seguindo os conceitos inovadores de Mestre Bimba. Através do Projeto "Volta ao Mundo", realizou Palestras, cursos, seminários e shows em todos os estados do Brasil e em mais de 60 países, dentre os quais Alemanha, França, Japão, Inglaterra, Itália, Israel, Angola.

Liuce Reis – Edição: Iury Parente