Bárbara do Firmino propõe que farmácias recebam e descartem medicamentos vencidos

por Iury Aragão publicado 03/05/2023 11h15, última modificação 03/05/2023 11h20
Farmácias e drogarias devem disponibilizar local adequado para o descarte

A deputada Bárbara do Firmino (PP) apresentou projeto de lei à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nessa terça-feira (2), que trata da obrigatoriedade de recolhimento de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso para um destino ambiental adequado. Pela iniciativa, as farmácias e drogarias devem receber dos consumidores quaisquer medicamentos vencidos e disponibilizar local adequado para o descarte.

Conforme a parlamentar, é dever do estado encontrar meios para “reduzir os riscos inerentes ao descarte indiscriminado em locais inadequados de medicamento domiciliares”. A iniciativa de Bárbara do Firmino baseia-se na “logística reversa”, pela qual “fabricantes, importadoras, distribuidores e estabelecimentos farmacêuticos são responsáveis por dar a destinação ambientalmente adequada aos resíduos recebidos”, explica.

Na sessão plenária dessa terça-feira, ainda foi apresentado dois requerimentos da deputada. Um pedindo que a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul (Saad Sul) realize serviços de capina e limpeza na Rua José Ulisses Leal, em Teresina. O outro para que seja consignado em ata voto de pesar pelo falecimento de Rosa de Castro Macedo, assistente social aposentada da Alepi.

LITÍGIO - Francisco Limma (PT) requereu a realização de uma reunião em data a ser marcada junto à Comissão Territorial da Alepi entre as bancadas federal e estadual para discutir o litígio envolvendo Piauí e Ceará. O parlamentar disse, na sessão plenária, que o Piauí deve tomar medidas para que o estado tenha direito aos seus territórios.

O deputado também solicitou outra reunião para que a Associação Piauiense de Municípios (APPM) trate, junto aos prefeitos, do novo Bolsa Família e da inclusão Sócio Econômica Produtiva.

RODOVIAS - Dr. Hélio (MDB) solicitou ao governo do Piauí atenção ao estado de calamidade pública em que se encontra o município de Luís Correia, devido às inundações causadas pelas fortes chuvas em diversas regiões da cidade.

Evaldo Gomes (Solidariedade) requereu ao Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) a implantação de quebra-molas na PI-112, que liga Joaquim Pires a Luzilândia, e na PI-211, que liga Joaquim Pires a Esperantina. Para a PI-211, Hélio Rodrigues (PT) pediu o serviço de roço para o mesmo trecho.

HOMENAGENS - Franzé Silva (PT) requereu voto de louvor ao jornalista Jessé Barbosa pelo prêmio Luz na Educação, iniciativa da Globo e da Fundação Roberto Marinho. Fábio Novo (PT) propôs voto de louvor ao presidente da República, Luiz lnácio Lula da Silva, pelas políticas públicas anunciadas no dia 1º de Maio. Georgiano Neto (MDB) apresentou projeto de decreto legislativo para a concessão do Título de Cidadania Piauiense ao Sr. Nereu José Giacomolli.

Iury Parente