Aumento de preço de passagem de ônibus será tema de audiência pública

por Katya D'Angelles publicado 05/03/2024 13h25, última modificação 05/03/2024 14h17
A empresa Barroso, que faz o trajeto entre Teresina e Altos, reajustou a passagem em 25%

O requerimento do deputado Warton Lacerda (PT) que questionava o aumento de preço da passagem de ônibus entre Altos e Teresina, cobrado pela empresa Barroso, foi tema de debate durante a sessão plenária desta terça-feira (5) da Assembleia Legislativa do Piauí. As críticas do parlamentar a esse reajuste foram validadas pelos deputados Evaldo Gomes (Solidariedade) e Francisco Limma (PT).

“O salário mínimo aumenta na ordem de 6% e a empresa vem com reajuste de 25%. Como é que uma pessoa que ganha um salário mínimo, que precisa trabalhar em Teresina, o que é o normal, vai pagar 20 reais de passagem por dia? Somam-se os dias trabalhados, de um salário mínimo ele vai gastar 600 reais. Inviabiliza o trabalhador vir a trabalhar em Teresina. E ainda temos os estudantes de família humilde que vêm estudar em Teresina”, afirmou Warton Lacerda.

Concordando com os argumentos do petista, Evaldo Gomes lembrou do projeto de lei que garantia meia-passagem a estudantes em ônibus intermunicipais. “Eu sei que centenas e milhares de estudantes de segunda a sexta se deslocam desses municípios para Teresina. Queria propor que a gente fizesse uma audiência pública, com donos das empresas de ônibus juntamente com a Secretaria de Transportes e com a Agrespi”, disse o deputado.

A ideia de Evaldo Gomes foi acolhida, com o requerimento que pedia informações sobre o aumento das passagens ao secretário estadual de Transportes, Jonas Moura, sendo retirado e ficando acordado o envio de pedido à Alepi para a realização de audiência pública.

Francisco Limma pediu a palavra, apoiou os questionamentos de Warton Lacerda e Evaldo Gomes e acrescentou que ainda há projetos que podem ajudar na resolução, como o que inclui municípios à rede de Teresina. “Eu quero me somar, fazermos uma audiência pública, trazermos aqui o empresariado, a sociedade e os órgãos que cuidam disso”.

Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles