Audiência pública debate hoje transferência de animais do Zoobotânico

por Katya D'Angelles publicado 11/08/2021 04h00, última modificação 31/08/2021 10h39
Na ocasião, será discutida a proposta de requalificação e modernização do Zoobotânico, por meio de uma parceria público-privada,
A Comissão de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Piauí realiza, nesta terça-feira (31), uma audiência pública para tratar sobre as medidas a serem adotadas em relação à possível transferência de animais do Parque Zoobotânico para santuários. Proposta pelo deputado estadual João de Deus (PT), a audiência será realizada no Plenário da Alepi, a partir das 15 horas. "Recentemente, nós acompanhamos a polêmica em torno da transferência dos animais do Zoobotânico para outros estados. Tivemos várias manifestações favoráveis e contrárias, por isso, achamos por bem fazer esse debate. O primeiro objetivo é saber qual é a proposta da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e, a partir daí, a gente ouvir a sociedade civil organizada pra tentar encontrar o melhor encaminhamento possível", afirma o deputado João de Deus.

Na ocasião, será discutida a proposta de requalificação e modernização do Zoobotânico, por meio de uma parceria público-privada, cuja licitação está prevista para o próximo mês de setembro. De acordo com a Superintendência Estadual de Parcerias e Concessões (Suparc), o espaço será transformado em um bioparque, com sistema de monitoramento e acompanhamento da população dos animais e inventário das plantas.  Os debates contarão com a participação de representantes da Suparc, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Teresina (Semam),  Rede Ambiental do Piauí (Reapi), Movimento Salve o Zoo, Centros Acadêmicos de Medicina Veterinária e de outros cursos das Universidades Federal e Estadual do Piauí.


Também foram convidados representantes da Ordem dos Advogados do Brasil - Piauí (OAB-PI), Ministério Público do Piauí, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Confederação Brasileira de Proteção Animal e Instituto Chico Mendes (ICMBio).



Cristal Sá - Edição: Katya D'Angelles