Assembleia Legislativa realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Administrador

por paulo — publicado 13/09/2022 13h03, última modificação 13/09/2022 13h03
A Resolução CFA nº 65/1968 instituiu a data de 9 de setembro como o dia do profissão da Administração no Piauí.

Sessão solene marcou o Dia do Administrador

Em comemoração ao Dia do Administrador, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou Sessão Solene nesta terça-feira (13). A proposição foi do deputado estadual Fábio Novo (PT) e contou também com a presença de Franzé Silva (PT). A Resolução CFA nº 65/1968 instituiu a data de 9 de setembro como o dia dessa profissão.

Fábio Novo, na fala de abertura da sessão, trouxe um histórico da formação dos administradores e destacou a importância da formação de profissionais qualificados. Para o parlamentar, a ação do administrador não deve ser apenas na iniciativa privada, mas também nas gestões estaduais e municipais. “A preocupação não deve ser apenas para a preparação de profissionais para empresas privadas. No momento em que o Brasil se encaminha para uma sociedade democrática, parece oportuno defender a formação do profissional capaz de atuar em outras formas organizacionais, como em associações de bairros, cooperativas, pequenas empresas, no próprio Estado e nos municípios”, disse.

Cristóvam Colombo, diretor administrativo e financeiro do Conselho Regional de Administração do Piauí (CRA-PI), agradeceu a homenagem na Casa Legislativa e destacou que o profissional de administração tem muito a contribuir com as instituições públicas. “Nós gostaríamos de ter apoio para que as instituições públicas e privadas tenham profissionais de administração”, solicitou.

Representando a governadora do Piauí, Regina Sousa (PT), esteve na Assembleia Antônio Torres da Paz, diretor-geral da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI). Ele compartilha a visão da importância de haver administradores dentro das repartições públicas, dizendo que é um sonho “ter dentro da administração pública mais espaço aos administradores”.

José Manoel Monteiro, ex-diretor de Fiscalização e Registro do CRA-PI, relembrou que a função da profissão é alocar os recursos da melhor maneira possível, que a Administração é “a arte de realizar coisas com e por meio de grupos formalmente organizados, é processo de planejar, organizar, liderar e controlar os trabalhos da organização e utilizar os recursos disponíveis para alcançar os objetivos”, explicou.

Roberthy dos Santos Barbosa, presidente do Conselho Regional de Administração, destacou que o profissional é fundamental na manutenção e na recuperação das empresas, o que foi fundamental no período da pandemia de Covid-19. Salientou também que a luta será, agora, pelo piso nacional da categoria, após a aprovação do piso estadual.

A presidência do CRA-PI aproveitou a Sessão Solene para homenagear diversas pessoas importantes para a área, entregando certificados de reconhecimento. Dentre elas estava Fábio Novo, por “atuar nas articulações em defesa da profissão”.

Iury Parente - Edição: Katya D'Angelles