Assembleia Legislativa realiza hoje audiência pública sobre cajucultura

por Katya D'Angelles publicado 25/09/2023 08h00, última modificação 25/09/2023 08h55
O estado do Piauí é o 2'° maior produtor de Caju do Brasil, ficando atrás apenas do estado do Ceará em área plantada.

O Piauí é hoje o segundo maior produtor de caju do País. Para debater a relevância do caju no estado, a Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (25), às 9h, no Plenarinho , uma audiência pública que discutirá a importância da Cajucultura na economia local, a cadeia produtiva da Cajucultura,o beneficiamento do Pedúnculo e políticas de valorização e apoio aos produtores de caju. A proposição é da deputada Elisângela Moura (PC do B).


A parlamentar justificou o requerimento dizendo que o estado do Piauí é o 2'° maior produtor de Caju do Brasil ficando atrás apenas do estado do Ceará em área plantada. A área colhida no Piauí - IBGE 2021 é de 72.327 hectares. A participação do Brasil relativa à área mundial dos produtores de castanha, é ainda pequena se considerarmos. O nosso potencial (apenas 6,3%) no entanto representa 86,4í% em relação a produção de pedúnculo. O Brasil ainda é o maior consumidor de derivados do pseudofruto sucos, cajuínas e doces, destinados somente para o mercado interno , mas pode vir a ser também o maior exportador desses subprodutos do caju com o avanço das pesquisas na busca de materiais com maior consistência de polpa para aumentar a vida de prateleira.

“Destacam que o Piauí é o maior produtor de caju de mesa (IBGE 2017) com 10.243 toneladas. Esse motivo de maior produtor de Caju de mesa, mostra o grande potencial de produção de Caju, relativo ao aproveitamento do Pedúnculo, que serve para o consumo in natura, como também para a produção de derivados como a Cajuína, o Suco de Caju, Doces, dentre outros subprodutos. Esse número mostra que temos um sub aproveitamento do pedúnculo, que podemos afirmar em nível estadual, ser menos de 30%. O que merece mais organização e investimentos no setor agroindustrial de beneficiamento do pedúnculo do Caju. Ainda que seja significativa a parcela de área ocupada tem o cajueiro frente à fruticultura, principalmente, no Piauí (94,0%), a castanha de caju, que é o principal produto da cajucultura, responde por apenas 3,3% do valor de produção do setor na Região”, declarou Elisângela Moura


Elisângela concluiu o requerimento dizendo que não só a maior região produtora do Piauí que é a região de 
Pio iX, mas também outras áreas de cultivo de caju no estado estão encontrando dificuldades para comercialização de suas produções, o que vem causando prejuízos às famílias que se dedicam a essa atividade. Uma das causas apontadas pelos produtores é a incapacidade das agroindústrias de absorverem a produção e a falta de alternativas para aproveitamento, em especial, do pedúnculo do caju.

 

Liuce Santos - Edição: Katya D'Angelles