Assembleia Legislativa realiza audiência pública sobre regulação do sistema de saúde do estado

por Iury Aragão publicado 19/05/2023 13h35, última modificação 19/05/2023 13h34
Debate requerido pelo deputado Francisco Limma (PT) tratou sobre os instrumentos de organização da saúde nos municípios

A Comissão de Saúde, Educação e Cultura (CECS) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) presidiu, nessa quinta-feira (18), no Plenarinho da Alepi, uma audiência pública para debater o sistema de regulação de saúde. O debate, requerido pelo deputado Francisco Limma (PT), tratou sobre a interlocução entre os poderes federal, estadual e municipal na gestão da saúde.

"Dialogamos e tratamos com entidades e órgãos sobre a necessidade de que seja feito um estudo aprofundado sobre as questões apresentadas. Foi uma audiência rica em informações. Precisamos aprofundar o debate sobre a gestão plena, porque há municípios solicitando a habilitação, mas há alguns municípios habilitados que não possuem as condições para fazer a gestão plena do sistema de saúde", destacou o deputado.

Nos próximos dias, um levantamento mais aprofundado deverá ser apresentado na Comissão de Saúde da Assembleia para avaliação do relatório de propostas que deverão otimizar a eficiência do sistema.

Dentre outros deputados, estiveram presentes Dr. Vinícius (PT), Felipe Sampaio (MDB), Thales Coelho (PP) e Gil Carlos (PT), além de representantes de entidades do Ministério Público, Fundação Municipal de Saúde (FMS), Sesapi, Conselho de Secretarias de Saúde do Piauí (Cosems) e dos hospitais locais.

Ascom parlamentar – Edição: Iury Parente

registrado em: