Assembleia Legislativa entrega Título de Cidadania ao capoeirista Mestre Camisa

por Iury Aragão publicado 27/02/2023 13h04, última modificação 27/02/2023 13h04
O homenageado é referência na capoeira brasileira e internacional

O capoeirista José Tadeu Carneiro Cardoso, mais conhecido como "Mestre Camisa", será a próxima pessoa a receber Título de Cidadão Honorário Piauiense, em solenidade agendada para quinta-feira (2), às 10 horas, no Plenário Waldemar Macedo. A honraria foi proposta pelo atual vice-governador, Themístocles Filho (MDB), enquanto atuava como deputado estadual. 

 

Em meados da década de 1980, Mestre Camisa já era referência na capoeira brasileira e internacional. Em 1988, fundou a Abadá-Capoeira – Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira, com o objetivo de apoiar a formação de capoeiristas profissionais. Atualmente, a Abadá-Capoeira é uma das maiores divulgadoras da cultura brasileira dentro e fora do Brasil.

Em 2011, o Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) entregou o título de Doutor Honoris Causa ao Mestre Camisa, como "personalidade eminente que contribui de modo relevante para o desenvolvimento da cultura afro-brasileira, detém valioso conhecimento sobre a Capoeira, patrimônio imaterial brasileiro, e se distingue por sua atuação cultural, social e educacional no Brasil e no exterior". Em 2013, foi inaugurado o Complexo Residencial Mestre Camisa, conjunto habitacional na cidade de Romilly-sur-Seine, na França.

 

Por meio da Abadá-Capoeira, Mestre Camisa tem contribuído de forma direta para a formação de várias gerações de capoeiristas piauienses, através de cursos técnicos, batizados e trocas de cordas, aulões, orquestras de berimbaus, palestras, oficinas e rodas de capoeira, festivais nacionais da arte-capoeira, jogos estaduais e inúmeras campanhas sociais.  

TÍTULOS - A Assembleia realizará sessão solene para entrega de Título de Cidadania à professora Madjan Pereira dos Santos e ao missionário Guilherme Lima Gouveia de Oliveira no dia 9 de março. As honrarias foram propostas pelo deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos).

 

Cristal Sá - Edição: Iury Parente