Assembleia homenageia empregados domésticos em sessão solene

por Iury Aragão publicado 16/05/2023 12h55, última modificação 16/05/2023 13h29
27 de abril foi escolhido como o Dia dos Empregados Domésticos

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, na manhã desta terça-feira (16), sessão solene em homenagem ao Dia do Empregado Doméstico, comemorado dia 27 de abril. O requerimento é de autoria do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos).

O parlamentar disse que valoriza muito a categoria e que tem o maior carinho e apreço por essa profissão. “Lembro nas minhas memórias daquela que sempre me acolhia quando eu era criança e quando minha mãe não estava presente. Sempre me lembro do carinho e do abraço daquela que sempre estava perto”, declarou.

Gessivaldo Isaías informou que, em outros países, o trabalhador doméstico é valorizado e respeitado, e que no Brasil já houve muitas conquistas, mas ainda falta muito. “Assisti ontem, em uma entrevista, uma diarista que mora na Suíça e ganha R$ 30 mil por mês. Ela faz quatro horas de trabalho doméstico, limpando a casa. Muitos homens e mulheres saíram do Brasil e foram trabalhar em outros países e lá estão exercendo essa profissão e são reconhecidos e valorizados tanto salarialmente como no calor da família. No Brasil, muitas domésticas são tratadas como escravas, humilhadas e desprezadas por aqueles que não sabem dar valor a essa profissão”, afirmou.

A deputada Simone Pereira (MDB) parabenizou o deputado Gessivaldo Isaías pela proposição e disse que precisa existir mais sensibilidade a este tema. “Muito já foi conquistado, mas ainda falta muito. É um trabalho como outro qualquer. Me coloco à disposição para ajudá-los e defendê-los”, declarou.

A fundadora e diretora de finanças do Sindicato dos Empregados Domésticos, Maria Luísa, afirmou que o trabalho doméstico é digno e, devido à carga horária de trabalho de 40 horas, é possível, hoje, que eles estudem e se profissionalizem.

Estiveram presentes no evento o advogado do Sindicato dos Empregados Domésticos do Piauí, Haldon Victor Sá Peres Alvarenga, a auditora fiscal Inês Resende, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Paulo Bezerra, a fundadora e diretora de finanças do Sindicato dos Empregados Domésticos, Maria Luisa, e os deputados Henrique Pires (MDB) e Simone Pereira.

Liuce Reis – Edição: Iury Parente