Assembleia do Piauí homenageia os zootecnistas

por Iury Aragão publicado 24/05/2023 14h10, última modificação 24/05/2023 14h34
João Madison (MDB) disse que esses profissionais são fundamentais para o desenvolvimento econômico do Brasil

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, na manhã desta quarta-feira (24), sessão solene em homenagem ao Dia do Zootecnista. A abertura do encontro foi feita pelo deputado Aldo Gil (PP) e o discurso inicial foi realizado pelo proponente, João Madison (MDB), que conduziu os trabalhos.

 

João Madison (MDB) disse que é uma grande honra realizar sessão solene em homenagem ao Dia do Zootecnista e destacou a importância dessa profissão para o agronegócio e para a alimentação do Brasil e do mundo. Afirmou que eles são detentores de relevantes conhecimentos científicos, tecnológicos e que têm papel fundamental para o país.

 

O parlamentar ressaltou que a zootecnia é uma de suas paixões e que ela atua na produção animal, no melhoramento genético, na educação, na nutrição animal e em muitas outras áreas. “É de grande relevância destacar a importância dos profissionais zootecnistas, que estão sempre empenhados em desenvolver pesquisas científicas nas mais diversas áreas da produção agropecuária. Com o trabalho desses profissionais, fica evidente o grande avanço de profissionalismo que colocou o Brasil como o maior produtor e exportador de carne do mundo”, afirmou.

 

Madison parabenizou o governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), pela criação de novos frigoríficos no sul do estado. “O Piauí hoje é um dos maiores exportadores do nordeste e, com esse trabalho que o nosso governador está fazendo, criar mais frigoríficos vai alavancar a nossa pecuária”, declarou.

 

Aldo Gil (PP) contou que sua família sempre foi pecuarista e que hoje a pecuária é um dos pilares do Brasil, garantindo a balança comercial juntamente com o agronegócio.

 

A coordenadora do curso de Zootecnia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Dinnara Laysa Sousa, defendeu que o agronegócio no Piauí é muito importante e a zootecnia neste contexto é fundamental. “A Uespi teve o primeiro curso de zootecnia na cidade de Corrente e, em 2013, aqui em Teresina. A zootecnia é a profissão mais jovem, mais dinâmica e mais completa dentre as profissões das ciências agrárias”, concluiu.

 

 

Liuce Reis – Edição: Iury Parente