Aprovado indicativo de redução do IPVA para micro-ônibus

por Katya D'Angelles publicado 26/03/2024 14h15, última modificação 26/03/2024 14h55
O Poder Executivo pode acatar a sugestão para redução da alíquota

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (26), o Indicativo de Projeto de Lei 01/24, que propõe a redução da alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para micro-ônibus, de 2,5% para 1%.  A matéria será enviada ao Poder Executivo, que pode acatar a sugestão e transformá-la em projeto lei.


“As vans têm transportado diariamente centenas de milhares de pessoas, especialmente no interior do estado, haja vista que o preço do ônibus intermunicipal está um absurdo. A gente quer de fato fortalecer o sistema alternativo”, disse o autor da proposta, vice-presidente da Casa, , deputado Evaldo Gomes (Solidariedade), durante a votação da matéria na Comissão de Constituição e Justiça.


Na justificativa do indicativo, o parlamentar destacou que outros estados já adotaram a medida. “É possível equilibrar a arrecadação tributária com a promoção do desenvolvimento econômico e social, incentivando a renovação da frota de transporte coletivo e contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população”, defendeu.


Evaldo ressaltou que o preço da passagem de ônibus intermunicipais está muito alto e a população tem sofrido na pele a cobrança desse valor exorbitante do preço das passagens. “A gente tem a iniciativa de pedir ao governador, a redução desses impostos, como forma de incentivar mais pessoas a entrarem nesse setor tão importante e que traz um benefício significativo para a população piauiense”, afirmou.


Segundo ele, a taxa do IPVA para micro-ônibus é significativamente elevada e que dificulta a manutenção e operação desses veículos, principalmente para pequenas empresas e empreendedores individuais que dependem do transporte coletivo para suas atividades comerciais.


Honrarias – Com votos favoráveis dos 18 deputados presentes na sessão, o Plenário aprovou a concessão de Título de Cidadania Piauiense aos professores da Universidade Federal do Piauí João Batista Lopes, Amilton Paulo Raposo Costa, Maria Christina Sanches Muratori e Diones de Castro Dutra Machado, assim como ao jornalista Genésio Araújo Júnior e ao gerente da Fazenda Paraíso, Pablo Nunes, conhecido como “Pablo Goiano”.


Moção – Também foi aprovada, por unanimidade, Moção de Aplausos à atleta Maria Eduarda Viana, representante da natação piauiense. O autor da proposição, deputado Marden Menezes (Progressistas), ressaltou que a nadadora foi 11 vezes campeã Norte-Nordeste e alcançou o 4º lugar na Copa Pacífico realizada na Bolívia.

 

Cristal Sá/Liuce Santos  – Edição: Kattya D’Angelles