Aprovadas medalhas ao prefeito Mão Santa e a Adalgisa Moraes Souza

por Katya D'Angelles publicado 30/04/2024 14h55, última modificação 30/04/2024 14h55
As honrarias foram propostas pela deputada Gracinha Mão Santa

O Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou, nesta terça-feira (30), a outorga da Medalha “Petrônio Portela” ao prefeito de Parnaíba, Mão Santa, e à sua esposa, Adalgisa Moraes Souza. As honrarias foram propostas pela deputada Gracinha Mão Santa (Progressistas), filha dos homenageados, que contaram com votos favoráveis dos 22 parlamentares presentes na sessão.

“Além da brilhante carreira profissional como médico, onde recebeu o carinhoso nome de Mão Santa devido a sua atuação no trato e no salvamento da vida dos pacientes, tem uma longa e gloriosa carreira política”, enfatiza Gracinha na justificativa do Projeto de Decreto Legislativo 25/24.

Sobre Adalgisa, a parlamentar destaca que “desde seus primeiros passos na seara política, trabalhou para a defesa do Estado Democrático de Direito, pautando suas ações para a garantia dos direitos individuais, principalmente daqueles piauienses mais necessitados”. A fala foi retirada da justificativa do Projeto de Decreto Legislativo 24/24.

A data da entrega das medalhas será anunciada pela Mesa Diretora, assim como a entrega dos dois títulos de cidadania aprovados, também por unanimidade. Um deles será concedido ao juiz Múccio Miguel Meira, por iniciativa do deputado Henrique Pires (MDB), e o outro ao professor Richard Martins Torsiano, por proposição do deputado Francisco Limma (PT).

Patrimônio
 – Foram aprovados, em duas votações, projetos para quem a Festa do Divino Espírito Santo, de Valença do Piauí; o Festejo de São Francisco das Chagas, de Hugo Napoleão; e a Cavalgada da Furta, Ipiranga, sejam declarados Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. As proposições foram apresentadas pelos deputados Franzé Silva (PT), Hélio Rodrigues (PT) e Simone Pereira (MDB).

Indicativo –
 Os parlamentares também aprovaram o Indicativo de Projeto de Lei 13/24, da deputada Gracinha Mão Santa, que institui o Programa Minha Primeira Empresa (PROMPE), que visa fomentar a implantação de novos negócios no estado. A sugestão segue para análise do Governo do Estado, que pode transformar o indicativo em Projeto de Lei do Executivo.

Cristal Sá – Edição: Katya D’Angelles