Aprovada declaração de persona non grata a ex-secretário da Casa Civil do governo Bolsonaro

por Katya D'Angelles publicado 17/10/2023 14h45, última modificação 17/10/2023 15h53
Declaração a Jonathas Assunção foi aprovada por unanimidade na CCJ

Na reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) desta terça-feira (17), os deputados aprovaram requerimento apresentado por Henrique Pires (MDB)  para declarar como persona non grata o ex-secretário executivo da Casa Civil, Jonathas Assunção. A aprovação unânime foi defendida porque o servidor bloqueou recursos de emenda parlamentar para a compra de equipamento a ser utilizado no tratamento ao câncer que seria enviado para o Hospital Universitário.


 

“Esse episódio ficou bastante conhecido em todo Brasil e diz respeito à liberação dos recursos que deveriam ser uma emenda do senador Marcelo Castro para implementar o sistema de combate ao câncer no Hospital Universitário (HU). O Piauí só tem hoje um hospital que trata do combate ao câncer que é o hospital São Marcos. O fato é que essa ação deliberada prejudicou o nosso estado. É uma pessoa não grata quando você barra a emenda de um senador que vem colocar recursos a disposição de uma área muito sensível, área de combate ao câncer que terminou sendo prejudicado e nós perdemos esse recurso”, relatou o líder da bancada do Governo, deputado Fábio Novo (PT).


 

O relatório favorável ao requerimento foi apresentado pelo líder da bancada do PT, Hélio Isaías, e acompanhado por B. Sá (Progressistas), Francisco Limma (PT), Fábio Novo (PT) e Ziza Carvalho (MDB). Este afirmou que não se sente confortável em declarar alguém como persona non grata, mas que neste caso o motivo é relevante. Para o deputado, isso pode servir de corretivo para que algo semelhante não volte a repetir-se. O requerimento agora aguarda a votação em Plenário.


 

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D’Angelles

registrado em: ,