Após filiações, bancada do PT na Alepi passa a ter dez parlamentares

por Katya D'Angelles — publicado 15/03/2022 13h50, última modificação 15/03/2022 15h26
As novas filiações aconteceram nesta terça-feira (15) no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

Nesta terça-feira (15), quatro deputados estaduais assinaram a ficha de filiação ao Partido dos Trabalhadores no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Com isso, Oliveira Neto (PT) e Firmino Paulo (PT) passam a compor a bancada do partido na Casa Legislativa, enquanto Janaína Marques (PT) e Flávio Nogueira Júnior (PT) são parlamentares eleitos, mas estão licenciados para exercer funções no Governo do Estado. Além disso, PDT e Cidadania deixam de ter representantes no parlamento piauiense.

Para Oliveira Neto, o evento marcou um retorno ao partido no qual já foi filiado. “Hoje é um dia de muito alegria, dia em que estamos retornando ao Partido dos Trabalhadores, onde nós já temos uma história na Juventude do PT”, falou o parlamentar que destacou a importância da pré-candidatura de Lula a presidente do Brasil.

O deputado Flávio Nogueira Júnior relembrou que seu pai, o deputado federal Flávio Nogueira, que também se filiou ao PT no evento, tentou uma vaga de parlamentar na Alepi no pleito de 1998 pelo partido e que, mesmo tendo saído por divergências internas, manteve-se durante 22 anos em legenda que tem afinidade ideológica com a agremiação.

Manter o trabalho que já vem sendo feito na Alepi é a meta de Firmino Paulo enquanto filiado ao PT. “É um partido novo que estamos se filiando agora, mas é um trabalho que já vem de muito tempo. Esse mandato nós já fizemos parte da base do governador Wellington Dias e vamos continuar nesse trabalho”, afirmou o parlamentar.

O discurso de Janaína Marques também seguiu a linha de continuidade na sua vida política. Ela ressaltou que está se filiando ao PT para se manter do lado que sempre esteve. “Cheguei para somar, não cheguei para tomar o lugar de ninguém”, ressaltou a deputada em fala que defendeu as pré-candidaturas de Rafael Fonteles para o Governo do Estado e de Lula para a Presidência da República.

Também se filiou ao PT, o ex-deputado estadual Antônio Félix que, como os demais novos militantes, recebeu um kit com uma camisa da pré-campanha de Lula, boné e máscara do partido. O evento foi prestigiado por vários parlamentares. Estiveram presentes os deputados Nerinho (PTB), João Mádison (MDB), Hélio Isaías (Progressistas), Franzé (PT), João de Deus (PT), Fábio Xavier (PL), Francisco Costa (PT) e Cícero Magalhães (PT).

O deputado estadual e presidente do partido no Piauí, Francisco Limma (PT), elogiou a postura de seus companheiros partidários ao aceitar os novos filiados. Para o parlamentar, isso representa maturidade para compreender que o PT não mudou, mas sim a conjuntura política. Esta exige uma reunião com todos aqueles que defendem a democracia.

Nícolas Barbosa - Edição: Katya D'Angelles